Olá Eduardo Felipe – Jandira,

Os anciãos citados em Ap 4,4.10-11; 5,5.8.11.14; 19.4, aparecem em uma liturgia celestial em que louvam,  bendizem, adoram e se prostram diante de Deus. Segundo  Pablo Richard, os vinte e quatro anciãos do Apocalipse, simbolizam a humanidade liberta, que é santa, pois não é idólatra e faz uma opção pela defesa da vida. Representam o Povo de Deus, constituído de mártires que recebem de Deus o poder de construir o Reino inaugurado por Jesus.

 Lembramos que o número 24 representa: o povo das 12 tribos de Israel do Primeiro Testamento e mais todos os seguidores dos 12 apóstolos do Segundo Testamento. Temos assim a  totalidade dos que são os seguidores de Deus na  Primeira e na Segunda Aliança.

O Apocalipse trabalha muito com muitas simbologias, entre elas estão os números, assim esses  24 anciãos,  indicam as pessoas que com sabedoria e  experiência de vida fazem a opção de se manterem fiéis a Deus e nesta liturgia celestial, que aparece a partir de  Ap 4, são os que depõe diante de Deus suas coroas,  que significa o governo, a orientação do povo a eles confiado ( as 12 tribos e os 12 apóstolos), cf. Ap 4,11.

Que saibamos como esses anciãos reconhecer o poder, a honra,  a glória de Deus, e  louvá-lo sempre. E que não nos deixemos dominar  por escolhas que nos afastam e nos impedem de viver no amor pleno a Deus.

Pesquisa em Pablo Richard. Apocalipse. Reconstrução da Esperança. Petrópolis: Vozes, 1999.