Olá Jorge de Limoeiro  !

Lendo o Apocalipse sempre temos muitas perguntas. Neste site já varias interrogações e perguntas foram respondidas. Isto vem indicar o interesse, a curiosidade pelo que esta escrito no Apocalipse. A pergunta a ser respondida, indaga sobre quem são os degolados. A resposta não é difícil de encontrar, se olharmos na perspectiva da perseguição do Império Romano aos cristãos da época. Num momento de perseguição milhares de cristão deram testemunho de Jesus e foram martirizados.

A citação assim se apresenta no Apocalipse 20,4:

“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. (Apocalipse 20,4)

 

Na Bíblia de Jerusalém a tradução do versículo tem início com a palavra “ vidas”, e na Almeida aparece “almas”, ou seja e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus”, entendemos da mesma maneira. Olhando o Apocalipse no capítulo  6.9-10 chegamos a compreensão que a vida dos que deram testemunho é a vida dos Mártires aqui apontados como o grupo mais notável de testemunhas fiéis a Jesus Cristo. Entretanto não de descarta outros santos como excluídos dos privilégios que aqui são mencionados.

Quem são os “degolados” ou decapitados?

Estes são os mártires que deram sua vida por testemunho do nome de Jesus.

E João viu as almas daqueles que foram degolados ou decapitados – (martírio executado com o machado, segundo o costume da época).

Um tipo de morte, que foi muito comum nas condenações realizadas em Roma indicada para todos aqueles que se opunham ao poder de Cesar, o Imperador. Os mártires foram mortos pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, quando se recusaram a adorar ídolos da religião oficial Romana ou prestar culto ao Imperador considerado uma divindade e confessavam perante os magistrados o nome de Cristo.

Completando:

Veja a resposta que foi dado neste site a poucos meses falando do capítulo 20 do Apocalipse, ela poderá dar uma contribuição na resposta desta pergunta. Assim foi formulada:

No livro do Apocalipse capítulo 20 versículo 12 fala vi também os mortos tantos os grandes como os pequenos. Esta se referindo aos adultos e crianças”? Pergunta de Ricardo Aparecido Pulgatti - Cosmopolis / SP .Enviada em 26/02/2011 e respondia por Odalberto