Olá Carlos!

 

Lendo a pergunta sobre o apóstolo João, o primeiro pensamento que vem a mente é que não existe escrito na literatura Joanina que fale que João foi jogado em um caldeirão de óleo fervente. Na biografia de Paulo encontramos, mas de João não. Assim podemos dizer que esta é uma pergunta sem resposta. Digo resposta conforme a pergunta, sabemos, entretanto que a tradição dos padres da Igreja em seus escritos narraram este fato.

Procurei me cerificar na literatura que existe de São João, mas somente a tradição dos padres da Igreja narraram este acontecimento.

Coloco três citações, dentre as tantas que existem e que poderão servir de ilustração:

Primeira citação: Baseada na tradição da Igreja.

“A tradição sugereque, durante os últimos anos de sua vida, João esteve encarregado de igrejas na província romana da Ásia Menor, com sede em Éfeso. De acordo com a tradição, João foi lançado em um caldeirão cheio de óleo fervente. Como não morreu, foi enviado à Ilha de Patmos, (Domiciano era imperador Romano) ainda que se acredite que tenha sido liberado quando Nerva se tornou imperador em 96 d.C.”

Fonte: http://www.cms.paulistasul.org.br/component/download/file/SERMONARIOSEMANASANTA2011.pdf

Segunda citação:

“O apóstolo João aguentou muitas provas nas províncias romanas. Uma vez o lançaram num caldeirão de azeite fervente, mas o Senhor preservou-lhe a vida. Abandonaram-no na ilha de Patmos, mas não morreu ali. Depois de ser resgatado de Patmos, João foi obrigado a tomar veneno, o qual não lhe fez dano. Morreu pacificamente em Éfeso na idade de mais de oitenta anos”.

Fonte: www.OCristianismoPrimitivo.com

 

Terceira citação:

“O ‘discípulo amado’ era irmão de Tiago, o Maior. As igrejas de Esmirna, Pérgamo, Sardes, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Enviado de Éfeso a Roma, conta-se que foi jogado num caldeirão de óleo fervente, de onde escapou milagrosamente, sem dano algum. Dominicano exilou-o na ilha de Patmos, onde lhe foi revelado o livro de Apocalipse. Nerva, o sucessor de Dominicano, libertou-o. Dentre todos os apóstolos, foi o único a ter morte natural.

Fonte: http://blogdomarcosserafim.blogspot.com.br/2009/05/sofrimento-dos-apostolos-de-cristo-na.html.