Ronaldo, pergunta curiosa você coloca. Fazer gato, nesse caso, em palavras diretas, é roubar energia elétrica. E contra isso teríamos que aplicar o sétimo mandamento, que nos diz que não devemos roubar (Êxodo 20 ou Deuteronômio 5).

 

É interessante ver, aqui no nosso espaço, como colocamos a Bíblia no centro de nossas vidas. Isso é muito importante e coisa boa. Todavia precisamos crescer um pouco e devagarinho sermos críticos. Essa colocação não é dirigida só a você, Ronaldo, mas a todos nós que participamos desse site. A Bíblia é um livro muito antigo e todas as coisas modernas não são citadas nela. Não posso procurar algo sobre corrente elétrica nela, pois foi descoberta apenas no século XVIII (Franklin) e a Bíblia terminou de ser escrita há quase 2 mil anos. Assim também não podemos encontrar um versículo que diga algo sobre o mundo da internet.

Apesar disso é justo nos perguntar que coisa poderia dizer a Bíblia para alguém que rouba corrente elétrica e também como se deve comportar alguém que navega no mundo da web. Da Palavra de Deus, naturalmente, deriva uma ética, uma moral que norteia a nossa vida. Portanto, não digo para você não fazer mais essas perguntas, mas simplesmente contextualizar as suas expectativas. Às vezes o sola scriptura pode ofuscar a nossa ideia e nos impedir de considerar o contexto próprio dos textos sagrados, que são escritos num ambiente histórico, ligado ao escritor inspirado pelo Espírito Santo.