Olá Gisele Grein de Passo Fundo / RS!

Há poucos dias respondi outra pergunta sobre o livro do Gênesis, com muita semelhança a esta. Lembro a pergunta: “Em que ano foi escrito o livro de Gênesis?” Pergunta feita por Camila – Recife PE, enviada em 10/05/2012, a resposta merece ser lida para uma compreensão mais ampla da resposta desta outra.

A resposta da pergunta caminha no mesmo sentido da primeira que foi feita, muito se tem discutido, a respeito do autor ou autores do livro do Gênesis. Basicamente encontramos dois grupos de estudioso.

Primeiro grupo: Pertence à interpretação tradicional com respeito do autor do livro do Gênesis e do Pentateuco. Este grupo sintoniza com a tradição judaico-cristã sendo que o autor, a autoria foi tradicionalmente atribuída a Moisés, um profeta do Antigo Testamento e legislador hebraico. Este grupo que aceita esta tradição baseada em passagens da Bíblia Hebraica que indicam Moisés "escrevendo". Deuteronômio 31,9 e 31,24-26 descreve como Moisés escreve a Torá (lei) e a coloca ao lado da Arca da Aliança.

“9 Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.” (Deuteronômio 31,9) e

“24 Ora, tendo Moisés acabado de escrever num livro todas as palavras desta lei,

25 deu ordem aos levitas que levavam a arca do pacto do Senhor, dizendo:

26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do pacto do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra vós.” (Deuteronômio 31,24-26)

 

Outras passagens do Antigo Testamento retratam o fato lembramos mais este do Êxodo 17, 14:

“14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.” (Êxodo 17, 14)

Encontramos no Novo Testamento sentenças encaixas que retratam a autoria do Pentateuco por Moises, recordo: Lucas 24,27

 “27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” (Lucas 24, 27)

Um segundo grupo segue a crítica literária moderna descreve o Livro do Gênesis como um compilado de material escrito e atribuído a diversos autores, chegando a uma conclusão que o livro do Genesis teria semelhança a uma colcha de retalhos abrigando em seus textos  relatos vindos das regiões de onde o povo de Deus viveu, a descrição da a criação no Gênesis encontramos também nos poemas da Criação de mitos da Suméria, da Babilônia e de Ugarit, a influência da Epopeia de Gilgamesh está também presente no relato do Dilúvio. Não se descarta a influência da sabedoria egípcia nos provérbio e livro da sabedoria. Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas alguns anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século cinco A.C, durante o período pós-exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.

Muitas tentativas foram feitas por alguns autores para reconciliar o resultado da análise literária moderna com a crença tradicional de que Moisés haveria escrito a Torá. Mas tudo dependerá do estudioso da Bíblia em simpatizar ou aceitar uma ou outra tendência.

Cara Gisele! Penso que para encontrar uma resposta que possa ser compatível com o que pensas a respeito, estas considerações iniciais já são de bom tamanho para teu estudo. Continue perguntando e lendo, este estudo vai te atrair cada vez mais.