Jacó é o terceiro dos patriarcas, filho de Isaac e neto de Abraão. As suas histórias, contadas no livro do Gênesis, contêm uma série de eventos que são emblemáticos para Israel. Primeiro de tudo ele é o gêmeos com Esaú (Edom), �??gêmeo menor�?� e poderia ser descartado, segundo os costumes de então, mas Deus o escolhe para ser seu herdeiro. Tem uma cena, a qual você provavelmente se refere, que coloca o sigilo sobre o destino desse homem: é o episódio narrado em Gênesis 32,25-33, conhecida como �??luta com Deus�?�.

�?s margens de um afluente do Jordão, o rio Iabok, Jacó se encontra com um ser misterioso que a tradição refigura como um anjo, mas que é sinal de Deus. �? uma luta que afascinou a história da arte e da literatura, um tipo de �??agonia�??, ou seja, um combate extremo: Um homem lutou com ele até surgir a aurora. Vendo que não o dominava, tocou-lhe na articulação da coxa, e a coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele. Ele disse: �??deixa-me ir, pois já rompeu o dia.�?? Jacó respondeu: �??eu não te deixarei se não me abençoares.�?? Ele lhe perguntou: �??qual é o teu nome?�?? �??Jacó�??, respondeu ele. Ele retomou: �??Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e tu prevaleceste.�??

O significado profundo dessa luta está no nome que Jacó recebe: perde o nome tribal e ganha o nome do povo escolhido, Israel: Teu nome será Israel por que lutaste com Deus. Uma relação cheia de tensão, mas também de glória, cheia de desencontro, mas também de encontro.