Olá Ani de João Pessoa / PB

São os descendentes de Levi, terceiro filho do patriarca bíblico Jacó do Antigo Testamento. O serviço no templo, exclusivo para os da família de Levi, teve origem ainda na tenda do tabernáculo conforme citação do livro dos números 3,5ss:

“Iahweh falou a Moisés e disse: Faze chegar à tribo de Levi e põe-na a disposição de Aarão, o sacerdote: eles estarão a seu serviço. Encarregar-se-ão dos deveres que lhes pertencem, bem como dos deveres de toda a comunidade, na Tenda da Reunião, ao ministrarem na Habitação”. ...(Nm 3,5ss)

 

Na época de Jesus, durante o reinado do Rei Herodes o Grande, os levitas eram encarregados do canto e da música no Templo, seu sustento vinha do dízimo também chamado “maaser” pela comunidade. Devido a isto na partilha da terra os levitas descendentes de Levi, não receberam terras para trabalhar, mas viviam do serviço do Templo. No Novo Testamento vamos encontrar varias vezes que Jesus citou o nome dos Levitas. Na Parábola do Bom samaritano um dos protagonistas era um levita (conf. Lc 10,25ss) que foi culpado pela falta de amor e misericórdia ao seu próximo, que tinha sito assaltado, impedido pelas normas rituais judaicas, que era conhecedor, como a de não contaminar-se com um cadáver, deixando de lado uma obra de misericórdia.