Olá kassia de Itaboraí / RJ

A pergunta nos mergulha na literatura profética apresentada por Oséias. Com comparações eloquentes ele consegue apresentar o que esta acontecendo no coração divino. Deus andava desgostoso ao extremo com seu povo, pois O trocou com outros deuses de outros povos. Ele se lamenta, mas ao mesmo tempo tenta corrigir.

Imagens vem reforçar o ocorrido: Oséias e Gomer, Deus e o Povo de Israel.

O livro profético de Oseias nos apresenta nos três capítulos iniciais a vida de Oséias. Como todo o hebreu que se preze ele casou:

“Ele foi e tomou Gomer, filha de Deblaim, que concebeu e lhe gerou um filho” (Os 1,3),

mas para sua infelicidade a sua mulher tornou-se adultera. A infidelidade de sua mulher causou profundo sofrimento em Oséias, mesmo assim seu coração estava aberto para aceitá-la de volta, sua grande misericórdia se manifesta no acontecido. Este fato ocorrido com Oséias de forma semelhante acontece com Deus e seu Povo. Ele se torna infiel a Deus e procura outros deuses na casa de outros povos, um adultério espiritual. Aquilo que Oséias fez com sua esposa Deus também usou da graça e misericórdia para reconciliar-se com seu povo, no texto considerado como esposa adultera, e estabeleceram uma nova aliança de paz.