Olá Hirui de Serrita / PE!

 

Para responder a pergunta devemos nos dirigir aos textos que falam de Maria no Novo Testamento. O evangelho de Lucas capítulos 1 e 2 nos fornecem estas informações.

O texto de Lucas 1, 39 e seguintes nos fala da visita de Maria a sua prima Isabel nas montanhas da Judeia e com mais precisão em Lc 1,56 encontramos:

“Maria permaneceu com ela mais o menos três meses e voltou para casa", (Lc 1,39). A Bíblia de Jerusalém em suas notas ainda explica o versículo “Maria permaneceu provavelmente com Isabel até o nascimento e a circuncisão de João Lc esgota o assunto antes de passar para outro (conf 1,64-67; 3,19-20; 8,37-38) pág. 1928.

 

O Papa Bento XVI, comentando a intenção missionária do apostolado da oração para o mês de maio, assim observa:

“que Maria ficou com Isabel por três meses, e durante este tempo dedicou-se a ajudá-la, prestando-lhe cuidado e atenção de que precisava em seu estado delicado, dada a sua maternidade em idade avançada. Maria, que se proclamou "serva do Senhor", dedicou-se a servir os homens, onde descobriu a presença de Deus”. Em http://www.mundomissao.com.br/menu.asp?menu=36&submenu=80

 

A unanimidade dos estudiosos da Bíblia aceitam esta resposta do tempo de três meses. Embora possamos encontrar alguns autores, que colocam o tempo como 3 semanas, mas de consistência duvidosa.