Olá Jefferson de Criciuma / SC!

 

A pergunta envolve a Biografia do apóstolo Paulo. Sabemos muito bem do entusiasmo de Paulo depois da conversão em anunciar por todo o mundo da época a pessoa de Jesus Cristo. Pedra preciosa de grande valor, que guardava com muito respeito.

Paulo utilizou os meios de transporte de sua época para chegar às cidades das diferentes Províncias do Império Romano. Utilizou as vias marítimas do Império no Mar Mediterrâneo, e utilizou as vias terrestres com as quais serviam de meio de comunicação entre as províncias e Roma capital do Império. As chamadas vias Imperiais que cortavam todo o Império: Via Apia, (cortava norte ao Sul da Itália), Aurélia, Flamínia, Cássia, Portuense, Tiburtina etc...

Uma viagem para Espanha também sabemos que estava nos projetos de Paulo e esta escrito em Romanos 15,22-24:

“24Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco;

23 mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos,

24 eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.”(Rom 15,22-24)

Muitos autores espanhóis chegam afirmar, que Paulo quando de sua viagem para Espanha esteve em Santiago de Compostela, já perto de Portugal.