Olá Cristiane de Itarantim / BA

Respondendo a pergunta sobre o significado de unção.

A palavra unção tem sua origem do latim “ungere” com o significado de “untar”, passar ou cobrir de óleo. Ungir é a ação realizada no untar com algum produto oleoso (geralmente se usa azeite de oliveira) alguma parte do corpo.

Esta muito ligado com rituais religiosos onde a unção é praticada como parte constituinte do ritual com o objetivo de exercer influência espiritual, outras vezes o ato de ungir tem a finalidade de abençoar ou mesmo curar a pessoa de alguma enfermidade.

Assim os que praticam os rituais com unção religiosa acreditam firmemente, que ser ungido adquire proteção divina e a unção pode levar a curar de enfermidades físicas e mesmo de conotação espiritual.

 

O azeite de oliveira é usado como unguento.

A ação ritual de ungir uma pessoa é realizada com azeite de oliveira (comumente) chamado de unguento. Este é o nome que se dá a este produto (gordura) aplicado numa cerimônia ritual de unção. Diversas passagens bíblicas mencionam esta prática e nos ajudam a entender tal prática. Vamos conferir em varias passagens. No livro do êxodo assim esta descrito:

“E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção”. (Êx 30,25)

“E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.” (Êx 31,11)

“E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações”. (Êx 40,15)

No Novo Testamento, também encontramos passagens que nos falam do unguento perfumado. Em João:

“Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento”. (Jo 12,3)

 

Significado de ungido?

Na Bíblia em especial no Antigo Testamento vamos encontrar muitas passagens que nos falam de pessoas que foram ungidas. Muito se fala de reis que foram ungidos. Lembro a unção de Davi por Samuel :

13 Samuel apanhou o vaso de azeite e ungiu-o na presença dos seus irmãos. O espírito de Iahweh precipitou-se sobre Davi desse dia em diante. Samuel se pôs a caminho e seguiu para Raamá.” (1 Sm 16, 13)

E então entendemos que o (personagem bíblico) foi ungido pelo poder do Espírito Santo, isto Deus derramou Sua Graça e benção sobre ele.

Num sentido profano podemos entender unção como o ato de ungir, passar óleo sobre alguma superfície. A unção foi usada para sagrar reis e membros da nobreza real. A unção era o ato de passar um óleo abençoado, sobre a cabeça do sujeito ao qual se dava um cargo de poder. (conforme o Minidicionário do Prof. Celso Luft)

Concluindo, podemos dizer que unção significa delegar a alguém poder, diante de um grupo de pessoas ou nação. Sendo usado como em rituais religiosos, como em celebrações de posse de reis ou monarcas. Para nós interessa o aspecto bíblico que envolve o ritual religioso da unção.

O uso destas palavras e a forma pela qual é usado tem toda a inspiração dos rituais que encontramos na Biblia.

Quando recebemos a unção, nas Igrejas ou celebrações somos compelidos viver de maneira nova, pois somos constrangidos pelo Grande Amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito, os textos bíblicos confirma este pensamento:

 “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem”. (1 Sam 106) ou mesmo no Novo Testamento

“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Cor 5,17)