Olá Alessandro Cardoso de Franca / SP!

Buscando uma resposta a pergunta começamos com a leitura do capítulo 7 de Daniel que indicaste. No próprio texto vamos descobrindo os animais um a um. Mas não é suficiente a identificação, podemos ir mais além. Com fundamentos da história Universal e Bíblica, podemos interpretar o texto, com clareza maior. Para início de teu estudo da literatura de Daniel a resposta que segue te ajudará muito.

 

Os quatro animais simbólicos de Daniel capitulo 7

Os quatro animais simbólicos de Daniel cap. 7, (leão, urso, leopardo e a besta do apocalipse) representam a mesma coisa que a estátua Nabucodonosor do Capítulo. 2, ou seja, os quatro impérios do mundo dos gentios, desde os dias do profeta Daniel ate a vinda de Jesus Cristo para restabelecer o reino a Israel, e reinar no trono de Jerusalém em 2 Samuel 7,12-14.

 

O primeiro animal um leão com asas de águia

O primeiro animal tinha a aparência de uma leão com asas de águia, que corresponde ao primeiro império do ano de 606 a 536 a.C., este foi o império Babilônico, que corresponde a cabeça da estátua (feita de ouro) (Daniel 2,32-38)

Nota: Os metais que aparecem vem segundo a ordem de valor: ouro, prata, bronze , ferro e argila

 

O império Babilônico

O império Babilônico se tornou poderoso na antiguidade por suas conquistas, no texto aparece com a imagem do leão, significando poder e força, possui as asas de águia representam a mobilidade e a rapidez da Babilônia em conquistar pelas guerras outras nações. As asas do Leão foram arrancadas, significando a queda do império para os Medos e Persas em Daniel 5,25-31.

 

O segundo animal um urso com três costelas na boca

O segundo animal que o texto apresenta tem a aparência de um Urso, é o segundo império 536 a 331 a.C. e estes são os Medos e Persas, que se tornaram donos do poder. O Urso indica o peito de prata da estátua do cap. 2.

O Urso se levantou de um lado, isto é porque a Pérsia teve maior poder que a Mídia.

As três costelas na boca do Urso das conquistas do império: Babilônia, Lídia e Egito.

 

O terceiro animal um leopardo com quatro asas

O terceiro animal o leopardo, indica o terceiro império mundial a Grécia que durou de 331 a 146 a.C. , que corresponde ao ventre da estátua do cap. 2 de Daniel

O leopardo possui quatro cabeças, demonstra a divisão do império grego depois da morte de Alexandre: Egito, Macedônia, Síria e Ásia Menor.

Leopardo tinha quatro asas, que falam da rapidez dos ataques aos inimigos, com soldados bem treinados e surpreendentes em seus ataques.

 

O quarto animal a besta do apocalipse 13,1

O quarto animal comparado com a besta do Apocalipse 17,12-13 indica as duas pernas e os pés da estátua de Daniel cap. 2, sendo símbolos do império Romano: tanto a besta, as pernas e pés da estátua e o quarto animal. Este animal possui 10 chifres Daniel 7,7, e a estátua possui os 10 dedos dos pés. Daniel 2,33 que significavam que Império Romano será fortalecido por dez nações na grande tribulação, Apocalipse 17,12

Concluindo os quatro animais possuem grande poder sobre a terra, autoridade e exércitos ágeis nas conquistas. O quarto animal se destaca possuindo enorme poder de destruição Daniel 7,7 e depois de destruir ainda pisam com os pés naquilo que sobrava, este quarto animal (anticristo, besta) não terá compaixão de ninguém.

E de se ressaltar que todos estes impérios terrestres vão desmoronar para dar lugar ao um novo império, que será eterno, pois tem a força de Deus: é o Reino dos Céus, em que nos fala Mateus 4,17.