Olá Júlio de Fortaleza /CE.

A pergunta sobre teocracia envolve uma grande quantidade de escritos, e definições. Daremos uma resposta resumida, para que possas iniciar teu estudo sobre esta forma de governo. É claro de preferência tenhas sempre como base os critérios vindos da Bíblia.

 

Definição de Teocracia:

A definição mais comum que encontramos de teocracia é “governo de Deus”. A origem do termo é grega sendo derivado das palavras “theos”= Deus, e kratos, = poder = força ou governo.

Ligando a palavra aos escritos sagrados encontramos no primeiro século, Flávio Josefo, famoso historiador, nos escritos da obra a “guerra judaica” começou a usar a palavra “teocracia” definindo-a como “colocar toda soberania e autoridade nas mãos de Deus” (Flavio Josefo em Against Apion, 2.164-165). A palavra teocracia assim como ela é não encontramos nos livros sagrados da Bíblia, mas seu significado é entendido maneira clara objetiva: Deus governa sobre todas as coisas que existem.

 

A Teocracia que aparece na Bíblia

O ponto de partida da Teocracia Bíblica é o governo de Deus sobre todas as coisas. Deus é o soberano absoluto e governa todas as coisas do mundo. Encontramos a confirmação desta realidade em muitos textos bíblicos, por exemplo: no livro dos Salmos encontramos,

“O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103,19).

O evangelho de João falando da existência de Deus e de seu governo universal argumenta:

“No princípio, ele estava como Deus” (Jo 1,2) = ele existe antes de todas as coisas.

“Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito” (Jo 1,3) = ordenador de todas as coisas.

A carta aos Romanos em Rm 9,20-23 mostra que todas as coisas criadas por Deus são propriedade de Deus.

 

A partir de agora a pesquisa que responde pela forma de governo teocrático, se encaminha para outras características e dimensões, que penso que no momento não sejam oportunas aprofundar. Mas o caminho está aberto, poderá ser percorrido e revelar muitas informações para a compreensão ampla do termo.