Oá Leudimar de São Paulo /SP!

 

Estive lendo o texto do evangelho de João que fala de Felipe e Jesus com Natanael, varias vezes (Jo 1,43-51), buscando encontrar uma resposta convincente para a pergunta. Fui direto para a passagem de João, pois é uma passagem muito conhecida de todos nós.

Assim como a pergunta se apresenta querendo saber se existe a expressão “sai debaixo da figueira” não encontramos. O texto induz a Natanel sair debaixo da figueira e conhecer a Jesus. Busquei em vários comentários do evangelho de João e todos eles não falam expressamente do verbo “sair”, como conhecemos, o texto apresenta o verbo “vir = vem” no sentido para o verbo vir = andar em direção, caminhar, chegar etc...

 

O significado da Figueira em Israel.

 

A árvore da figueira aparece com frequência na Biblia e ao longo de toda a história de Israel. Era uma árvore muito importante, pois fornecia alimento, seus frutos, e forne sombra no escaldante e longo tempo de verão de Israel. Era costume das pessoas irem orar e estudar a Torá debaixo da figueira por conta da sombra de sua enorme copa, um lugar arejado, afastado do barulho das crianças nas casas. A figueira era chamada pelos antigos como a “a árvore do conhecimento da felicidade e da desgraça", pois era neste lugar, que a gente estudava a Torá, meditava a palavra de Deus, orava, e tomam decisões.

A figueira, juntamente com a videira, a oliveira o romã, é uma das árvores que simboliza o próprio Israel. A figueira passou ser símbolo de Israel, pois possui característica única e seus frutos aparecem antes das folhas.

Nesse episódio do evangelho de João Natanael é um representante legítimo de Israel da mesma forma que a mulher samaritana (Jo 4) é uma representante da Samaria.

Para muitos autores este texto do evangelho de João parece ser um midrash de outra passagem Bíblica que fala da figueira Zc 3,10:

 “Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira”.(Zc 3,10)

 

O significado de sair da figueira em João 1,43-51

 

O apóstolo João no evangelho apresenta no episódio de Natanael um movimento contrário ao do texto de Zacarias (Zc 3,10): Filipe convidou Natanael para sair debaixo da figueira e ir conhecer o Messias.

 

Sobre Natanael, o convite de Felipe para ele sair debaixo da Figueira e ir encontro de Natanael com Jesus existem muitas especulações, contudo, o mais importante é que Jesus conhece os pensamentos e sentimentos mais secretos de Natanael. Jesus sabe que apesar de Natanael ser um Judeu cético, com respostas duras “poderá vir alguma coisas boa de Nazaré, na Galileia”, ele é sincero, em Natanael não há dolo.

Natanael não é uma figueira cheia de folhagem e sem frutos. Enfim, Jesus conhece muito bem o interior dele, por isso Natanael conclui que Jesus é o Messias. Nesse episódio do sair debaixo da Figueira aparece o nascimento do novo Israel, prefigurado na pessoa de Natanael.