Olá Marcelo,

A palavra nazireu vem do hebraico nezîr  que quer dizer: separado ou ainda de alta linhagem. O significado religioso do termo refere-se a pessoa que faz um voto, consagrando-se ao Senhor. O voto é identificado por: não cortar os cabelos, incluindo também raspar a barba, não tomar qualquer bebida alcoólica, inclusive vinagre de vinho, suco de uvas e não comer frutas frescas ou secas, cf. Nm 6,2, e que não se aproximará de nenhuma pessoa morta enquanto o voto estiver sendo cumprido, cf. Nm 6,6.  É um voto que pode ser temporário cf. Nm 6,4; e Nm 6,13, como pode ter sido o caso de Paulo ao ter seus cabelos cortados em At 18,18. Em Am 2,11 aparecem alguns nazireus, os quais são obrigados a beberem vinho. O voto do nazireu podia ser feito pelo homem como também pela mulher cf. Nm 6,2.

O nazireu mais famoso que conhecemos na bíblia é Sansão, que o foi por toda sua vida, cf. Jz 13,5-7.

 

Quando o nazireu termina o período do seu voto deve seguir todo o ritual descrito em Nm 6,13-21, o qual inclui apresentação de ofertas (sacrifício) junto a Tenda do Encontro, e o corte do seu cabelo, que depois era queimado. Tudo indica que o voto de nazireu era voluntário.

 

Hoje muitas pessoas fazem votos a Deus esperando uma recompensa, o que não era o caso do voto do nazireu. Peçamos a Deus força para que saibamos viver a nossa vida seguindo o caminho que Jesus nos indica rumo ao Pai.