Olá Denilson Ferreira de São Paulo SP!

O significado da palavra apocalipse.

Encontramos na própria palavra Apocalipse, o seu significado. É uma palavra que vem da língua grega, e tem como significado revelação. Isto quer dizer tirar o véu, desvendar ou desvelar. O apocalipse foi escrito para revelar ao ser humano o Deus que esta escondido na história da humanidade. Seria como revelar uma fotografia, no papel inicialmente não existe nada, mas aos poucos devido às soluções químicas vai aparecendo as figuras. O apocalipse está ai para revelar a Boa Noticia de Deus nos fatos ocorridos em nossa vida. Entretanto podemos considerar e esta revelação, de uma grande autoridade, pois se apresenta como Palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo profeta.

Qual a mensagem do apocalipse.

A mensagem central do apocalipse revela que a pessoa de Jesus Cristo é quem manda no mundo, um Jesus morto e ressuscitado. A ação de Deus que o apostolo João vai mostrando, nos fala que esta ação aconteceu na historia passada, no momento presente se desenvolve e ainda agirá no futuro. A ação de Deus na história incentiva os cristãos a não desanimarem, mas terem coragem para a luta.

O apocalipse para melhor ser entendido deve ser lido como gênero literário apocalíptico. O autor usa em profusão símbolos enigmáticos, que indicam que tanto o autor e os leitores entendem. Podemos dizer que o livro do Apocalipse apesar de estar carregado de símbolos, era entendido na época. O simbolismo usado era perfeitamente entendido pela comunidade cristã.

Símbolos vindos do Antigo Testamento.

O autor se utiliza de muitos símbolos e imagens vindo do Antigo Testamento. Por este motivo é imprescindível ter um conhecimento do Antigo Testamento.

Concluindo: o texto do apocalipse esta ligado ao Antigo Testamento reutilizando as imagens e repensando-as. Poderia muito bem se dizer que o Apocalipse seria uma releitura do Antigo Testamento á luz do Cristo Ressuscitado.