Olá Andressa de Caucaia / CE!

A pergunta já foi feita por vários leitores, de diversas formas e está incluída a pergunta sobre o número dos versículos. O colega Luiz da Rosa respondeu varias delas, com muita propriedade e que merecem ser lidas: Pergunta de Ulisses - São Paulo “Gostaria de saber quantos livros, quantos capítulos e versículos existem na Bíblia” feita em 03.07.2007  

Outra pergunta feita por Manoel Ferreira de São Paulo, “Quantos capítulos, versículos e letras têm os 3 tipos de biblias: católica, protestante e testemunha de Jeová?” em 12.11.2010.

Mas para não diminuir o teu interesse pela palavra de Deus, em forma abreviada darei uma resposta.

Questão fundamental.

Uma primeira questão que se levanta é qual o tipo de tradução Biblica? Lendo algumas respostas que foram dadas a esta pergunta, os autores em seus argumentos alertam: A divisão bíblica em versículos (capítulos) que encontramos na Bíblia, diz respeito à facilidade de encontrá-lo quando queremos localizá-lo e não diz respeito nem a extensão, nem ao número de palavras ou em número de letras. Querer contar os versículos de uma Bíblia escapa aquilo que é o verdadeiro, isto é ler os versículo da Bíblia ou saber ao menos a mensagem de vida que Deus quer nos transmitir.

O número dos versículos das diferentes traduções da Bíblia.

 - Na Bíblia a Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 31.103 versículos

- Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43)

- Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32).

- A Bíblia versão King James, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João.

 -Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171. A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.

- Bíblia católica possui 35.527 versículos tradução feita da Vulgata possui 73 livros incluindo: (Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus e ainda partes de Ester e Daniel (isto é, Est 10,4-16,24; Dn 3,24-90; 13-14).