Olá Leandro Sorocaba / SP

Lendo a segunda parte do livro do Gênesis (Gn 12-50) vamos encontrar na narrativa da história dos Patriarcas, o fato de Abrão, aos 75 anos, que inicia sua viajem de Ur para o Egito com sua mulher Sara e seu sobrinho Ló, passando por Canaã, terra que Deus lhe promete como herança.

A narrativa bíblica da história do Patriarca Abrão e seu sobrinho Ló cita somente a idade que tinha Abrão quando saiu de Ur, do sobrinho nada fala. O texto assim se apresenta em Gênesis:

“4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.” (Gn 12,3-4)

Alguns pontos da história de Ló:

Ló era filho de Harã irmão de Abrão, sendo seu sobrinho. Encontramos no Antigo Testamento apenas algumas citações além de sua história narrada no Gênesis. Também foi citado por Jesus no Novo Testamento (Lc 17,28-32; 2 Pe 2,7).

A história de Ló narrada no Gênesis mostra que acompanhou Terá, Abrão e Sara na viagem de Ur para Harã, e depois até Canaã. A narrativa mostra falhas em seu caráter, inclusive a separação entre ele e Abraão. Se estabelece em Sodoma região de má fama, e sofre com isto. A narrativa bíblica narra o episódio acontecido com suas duas filhas.

A idade de Ló quando saiu e Ur

Um pergunta com varias respostas. Os autores nos indicam alguma solução.

Consultando as enciclopédias elas nos colocam que Ló era filho de Harã irmão mais novo de Abrão. Nada mais. Não aparece idade para Ló. No campo das probabilidades Ló deveria ser mais novo que Abraão.

O autor R David Jones comentando o fato bíblico assim descreve:

 “Agora que seu pai havia falecido, Abraão partiu de Harã com sua esposa e seu sobrinho Ló - que poderia ser da mesma idade que ele, setenta e cinco anos ou mesmo mais velho. Seu pai havia retardado a sua viagem, e Ló também haveria de lhe trazer problemas mais tarde. Ele não tinha obedecido completamente a instrução de Deus para que saísse da casa do seu pai e da sua parentela”. (conf. R David Jones, ABRAÃO É CHAMADO - Capítulo 11,27 até 12,8, em

Fonte: http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/genesis/AbraaoeChamado.htm.)

O autor falando da idade de Ló, usa o verbo no Condicional “poderia ser da mesma idade que ele”, isto é 75 anos como narra o texto bíblico para a idade de Abraão.

Concluindo:

Cabe agora a você Leandro optar por uma idade ou outra. Entretanto posso te dizer, este dado bíblico apenas atinge o campo da investigação, não é o principal que deves procurar na Biblia. Existem muitos outros pontos importantes e que nos levam a entrar em contato com Deus por meio de sua palavra escrita. Boa leitura bíblica!