Olá Ruben Donnola de São Gonçalo / RJ!

Os 4 evangelhos contam o acontecimento Jesus. Sabemos que muitos quiseram durante a história da interpretação reunir os 4 evangelhos em um só. Com todos os elementos que aparecem nos 4 evangelhos e omitindo as repetições. No meu ponto de vista isto iria empobrecer muito a compreensão da pessoa de Jesus.

 

Jesus sabia que Natanel estava em baixo da Figueira porque o evangelista João apresenta um Cristo com um conhecimento sobrenatural dos homens dos fatos e acontecimentos. Jesus está além do tempo. Este é o Cristo Joanino que a comunidade de João foi descobrindo e vivendo.

 

Vejamos algumas passagens do evangelho de João que provam esta argumentação. A conversa de Jesus e a Samaritana. Aparece como que Jesus sabia de sua vida, o texto assim se apresenta:

“17 Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Pode o homem mortal ser justo diante de Deus? Pode o varão ser puro diante do seu Criador?

18 porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.  Eis que Deus não confia nos seus servos, e até a seus anjos atribui loucura;

19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. quanto mais aos que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó, e que são esmagados pela traça”! (Jo 4,17-19)

29“Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?” (João 4, 29)

No final do episódio do discurso sobre o Pão da vida aparece Cristo, que compreende a murmuração dos discípulos:

61”compreendendo que seus discípulos murmuravam por causa disso, Jesus lhes  disse: Isto vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do homem subir aonde estava antes?....(Jo 6,61-61)

 

No inicio da narrativa do Lava-pés João apresenta um Cristo que já esta sabendo o que vai acontecer:

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegará a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim”. (Jo 13,1)