Olá André da Silva Candido de Rio Largo / AL

Olhando a literatura que fala a respeito do suicídio na Bíblia encontramos algumas controvérsias sobre aquele que é considerado o primeiro suicídio na Bíblia. Se levarmos em consideração a morte de Abimeleque, que foi ferido mortalmente por uma pedra de moinho lançada contra ele por uma mulher e pediu ao seu escudeiro que o matasse para evitar a vergonha por ter sido morto por uma mulher citado em (Juízes 9,54), então seria este o primeiro suicídio.

 

Mas encontramos autores que colocam como o primeiro suicídio o de Saul, que depois de haver sido gravemente ferido em batalha, tirou a própria vida (1 Samuel 31:4). Particularmente sou inclinado a aceitar este acontecimento como o primeiro suicídio da Bíblia. (conforme o Livro do autor Darlow T.H, "1.001 Problemas da Bíblia", Editora JUERP, 1989). Além de comentar o primeiro suicídio comenta os outros.

 

Textos que falam de suicídio na Bíblia:

1 - Primeiro suicídio o de Saul (1 Samuel 31,4)

2- O escudeiro de Saulo (I Samuel 31,5).

3 - Aitofel, conselheiro de Absalão, enforcou-se (II Samuel 17,23).

4 – Rei Zinri incendiou o palácio em torno de si e morreu (I Reis 16,18)

5 – Judas Iscariotes enforcou-se (Mateus 27,5)

6 - Abimelec: pediu ao escudeiro que o matasse (Juízes 9,54)

 

Encontramos outros casos considerados de suicídio na Bíblia: Sansão tirou sua própria vida e a vida dos inimigos derrubando as colunas de sustentação do edifício (Juízes 16,29-30). Outro fato que encontramos no Novo Testamento em que depois do terremoto, o carcereiro de Filipos imaginando que os prisioneiros haviam fugido e tentou se matar por temor, mas o Apostolo Paulo convenceu-o a não fazê-lo (Atos 16,26-28).

 

Nota: Pergunta semelhante já foi respondida pelo colega Luiz Rosa: Qual é primeiro suicídio mencionado nas Escrituras? pergunta de Alerssandro dos Santos, Rio de Janeiro / RJ,  enviada em 08/03/2011. Vale a pena conferir!