Olá Emerson de São João do Meriti / RJ!

A pergunta envolve fatos muito comuns nas comunidades. A disputa pela liderança, e que muitas vezes, não se olha os critérios divinos e apenas busca-se glória humana. Geralmente quando isto acontece existe divisão desentendimento e muitas vezes palavras ofensivas.

 

O porquê desta rebeldia, encontramos nas entrelinhas do texto: Podemos dizer que seja a de querer a liderança entre os filhos de Israel. Menosprezam a autoridade de Moises e Arão, acusando-o de todas as dificuldades. O Porquê da rebeldia poderia ser o orgulho humano, que sempre coloca tudo a perder. Não imaginavam que se rebelando contra Moises e Arão estavam se rebelando contra Deus.

 

O fato bíblico deste episódio encontramos no livro dos números 16 e 17:

“1 Ora, Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Ruben, tomando certos homens,

2 levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembleia, varões de renome;

3 e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembleia do Senhor?” ...(Nm 16, 1-35)

 

O fato resumido:

Os filhos de Israel Coré, Datã, Abirão e 250 homens que os apoiam, organizam uma rebelião contra Moisés e Arão. Entretanto no final Deus destrói todos rebeldes e seus bens. A rebelião e a murmuração continuam então Deus ordena que Moisés peça ao líder de cada uma das doze tribos para levar uma vara diante do tabernáculo. O sinal visível que indicaria o escolhido por Deus seria o florescimento da vara. Moisés escreve o nome de cada homem na vara que cada um trouxe, O nome de Arão é escrito na vara da tribo de Levi. As varas são deixadas diante do tabernáculo do Senhor durante a noite. No dia seguinte, a vara de Arão estava florida e com amêndoas, sinal que Deus escolhera Arão para ser sacerdote.

 

Ensinamento conclusivo:

 “Coré e seus companheiros de conspiração tiveram o privilégio de subiram com Moisés ao monte, e viram a glória de Deus. Mas o orgulho em seus corações levam eles a buscarem a glória humana. Não imaginavam que Deus, prepara e oferece condições a seus escolhidos.

Agregaram no grupo dos revoltados outros duzentos e cinquenta príncipes, homens de renome. Tiveram força persuasiva de convencer que os fracassos eram atribuíveis a (Moisés), e a exclusão de Canaã fora em consequência da má administração de Moisés e Arão.

O improvável aconteceu por obra divina à vara de Arão floresceu como sinal divino e foi depositada na cavidade lateral da arca, junto com outros sinais da providência divina, um recipiente com maná e os livros da lei de Moisés.

 

Concluindo:

Os filhos de Israel Coré, Datã, Abirão e seus 250 apoiadores estavam se rebelando e desobedecendo a autoridade de Deus quando se mostraram hostis contra Moisés e Arão. Este gesto de rebeldia afastaria o povo de Israel de adorar o verdadeiro Deus e rejeitavam Sua autoridade. O fato narrado no livro dos números quer nos ensinar que a Adoração a Deus e o respeito a Ele andam juntos. São gestos que devem ser cultivados para sermos amados por Deus.