Olá Edvania da Silva Medeiros de Campina Grande / PB!

 A resposta à pergunta é relativamente fácil, pois se encontra no próprio texto do Evangelho, que conhecemos muito bem. Vejamos Mt 9,9:

Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “segue-me” Este, levantando-se, o seguiu” (Mt 9,9)

 

Conforme o texto citado Mateus era natural da cidade de Cafarnaum na Galileia e trabalhava como publicano a serviço de Herodes Antipas. Era um cobrador de impostos. A classe dos cobradores de impostos era mal vista pela população e muito odiada na época de Jesus. O fato deste ódio era porque cobravam impostos dos próprios judeus para ser entregue a autoridade romana.

 

Mateus abandonou a sua profissão que apesar de ser desprezada, demonstrava sua humildade. Foi escolhido por Jesus para ser seu discípulo e ocorreram em seu trabalho de evangelização milagres e sinais. Esteve presente no cenáculo, juntamente com os apóstolos e discípulos em Jerusalém (At 1,13 e 14) após a o fato da ascensão de Jesus ao céu, no Monte das Oliveiras. Mateus é autor de um dos evangelho e leva o seu nome. Sua atividade se concentrou em Jerusalém, na Judeia e posteriormente, no Egito e na Etiópia onde encontrou o martírio.