Olá Angelo

Os textos em que aparecem Baranabé relacionando-se com Paulo não indicam que houvesse um parentesco entre eles. A indicação de parentesco com Barnabé refere-se apenas a Marcos, como podemos ver em Cl 4,10, em que está a indicação de que Barnabé é primo de Marcos.

Em pesquisa a partir de At 4,36-37, Baranabé tem como primeiro nome José e recebeu a denominação de Barnabé pelos discípulos e onde está afirmado que ele era um levita originário de Chipre. Em At 9,27, é Barnabé quem convence a comunidade Cristã de Jerusalém a aceitar  Paulo como missionário de Jesus Cristo.

A comunidade Cristã de Jerusalém envia Barnabé para Antioquia a fim de  verificar como estava sendo feito o anúncio do evangelho naquela cidade. E depois de Antioquia, Barnabé resolve ir até a cidade de Tarso à procura de Saulo (Paulo) cf. At 11,22.

Barnabé e Paulo foram os primeiros escolhidos pela comunidade de Antioquia para empreenderem o anúncio do evangelho onde este ainda não tinha sido anunciado cf. At 13,2ss. Ele foi o primeiro companheiro de Paulo em suas viagens missionárias, permanecendo com Paulo até o episódio da separação deles, na segunda viagem missionária, conforme At 15,37-41. (At 15,39).