Olá Anderson Zanqueta Pereira de Hortolândia / SP!

Durante a terceira viagem missionária de Paulo (53 a 58 dC) ele permaneceu durante um período de três anos na cidade de Éfeso.

 

Considerações sobre a terceira viagem missionária

A terceira viagem missionária de Paulo foi registrada no livro dos Atos dos Apóstolos. O ponto de partida de Paulo de suas viagens foi sempre a cidade de Antioquia na Síria (At 18,23). Nesta viagem a preocupação era confirmar as comunidades que estavam se organizando, assim fez com as Comunidades da Galácia e Frígia.

Depois disto se desloca para a cidade portuária de Éfeso e ali permanece durante três longos anos. Nesta permanência enfrenta um conflito que se chamou a revolta dos ourives, aqueles que vendiam estatuetas de prata da deusa Ártemis e por influência de Paulo as vendas tinham baixado drasticamente. Os Atos dos Apóstolos segue com a narrativa.

 

Características de Efeso:

Éfeso é uma importante cidade portuária da Ásia, com uma localização geográfica estratégica. Na época de Paulo alcançava uma população de 600.000 habitantes. No conjunto das cidades pertencentes ao Império era considerada uma cidade livre. Seu porto movimentado recebia embarcações do Mar Egeu e de todo o Mediterrâneo. Era um porto de passagem obrigatória no transporte de mercadorias e passageiros.

Além desta importância econômica, era um importante centro religioso, com o famoso templo de Ártemis, deusa da fertilidade, da fecundidade e da vida. Uma de suas características importantes era o misticismo com cultos variados, e por ser porto desenvolveu-se muito a magia e a feitiçaria. O próprio texto da carta aos Efésios atesta este fato.

Éfeso caracteriza-se por ser um importante centro cultural. Recebia influência de culturas variadas, vindas do oriente e do Egito. Possuía uma biblioteca famosa a Biblioteca de Éfeso. Por ser região de forte comercio a comunidade judaica era numerosa e possuía influencia política local.

Nos três anos de permanência em Éfeso Paulo procurou fundar comunidades nas regiões vizinhas.

O Império Romano estava presente fortemente, com a ideologia Imperial, com o Culto ao Imperador. Por este culto aos deuses romanos, Éfeso recebeu privilégio. E em 29 dC. institui o culto a deusa Roma e ao deus Julio Cesar (culto ao Imperador).