Milton Schwantes – nos deixa - permanece seu legado!

 No último primeiro de março de 2012  faleceu Milton Schwantes, pastor protestante luterano, Biblista de renome nacional e internacional, dedicou sua vida para popularizar a Bíblia nos cursos que ministrou, nas centenas de artigos e livros que nos legou. Esteve sempre ligado ao Cebi, nele suas publicações alcançaram o Brasil inteiro e muitos artigos foram esparramados por este mundo afora. Nos anos 80, Milton era do Conselho do Cebi e assessorava os Cursos de Padres e Pastores. Curso que marcou época na vida das Igrejas. Através da Biblia se aproximavam católicos e protestantes. Aprendemos com ele e junto com todos os biblista do Cebi, preocupados com a popularização da Biblia ler e interpretar a Biblia de modo diferente e com os olhos de Deus e na ótica dos empobrecidos. Inúmeros cursos Milton ministrou e acompanhou lembramos o Curso Intensivo de Bíblia em São Bernardo do Campo/SP  em nível latino-americano. Do mesmo modo uma leva enorme de lideranças, católicas, protestantes e leigas participaram.

Milton Schwantes amigo dos estudiosos da Biblia.

Tantas vezes nos reunimos em São Leopoldo na Faculdade Luterana, para o encontro dos Biblistas do Rio Grande do Sul. Foi nestes encontros de estudo e convívio que se pode conhecer o verdadeiro Milton Schwantes. Para ele não havia muros de separação entre católicos e protestantes, o estudo da Bíblia unia a todos. Suas ideias e trabalhos apresentados nestes encontros, muitos se transformaram na Revista Estudos Bíblicos, da Editora Vozes, de uma riqueza inigualável. Sem falar das inúmeras publicações do Cebi: A Palavras na Vida ou Por trás da Palavra etc.

Os encontros dos Biblistas no Sul sempre foram momentos de convívio fraterno de conhecimento mútuo de troca de idéias e de incentivo no acabamento de artigos bíblicos e livros.

Com seu desaparecimento a leitura ecumênica da Biblia, perde um de seus maiores defensores e incentivadores. Certamente deixará saudade, sua palavra, seus artigos seus livros. Todo o universo dos estudiosos da Biblia, centenas de alunos nas Faculdades de Teologia, que um dia escutaram sua palavra, debateram suas ideias hoje se lamentam a perda.

Que Deus continue a suscitar biblistas populares para que cada vez mais sua palavra seja amada e difundida. Até breve Milton e muito obrigado!