Faleceu ontem, primeiro de marzo, o Teólogo e pastor luterano Milton Schwantes. Era Graduado em teologia pela Escola Superior de Teologia (1970), São Leopoldo/RS. Doutor em Bíblia/AT pela Universidade de Heidelberg/Alemanha, com tese sobre “O direito dos pobres no Antigo Testamento” (1974). Doutor honoris causa pela Universidade de Marburgo/Alemanha (2002). Desde 1988, foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo. Concentrava suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Antigo Testamento, principalmente em: exegese e teologia bíblica. Igualmente se dedicava a arqueologia do Antigo Oriente e ao ugarítico. Foi docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teológico Pastoral e de Especialização em Bíblia.

 

Milton Schwantes foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião por dois mandatos e docente na temática Antigo Testamento, além de lecionar na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Ainda na Metodista, foi coordenador por mais de 20 anos do Projeto de Pesquisa Bíblica Latino-Americana, que coleta publicações populares e acadêmicas sobre a Bíblia na América Latina e Caribe. Seus livros, artigos e reflexões foram publicados também nos Estados Unidos e Europa. Ele é considerado um dos principais nomes no campo do estudo da Bíblia na América Latina.

 


Do Site do CEBI

 

Conheça a história de Milton Schwantes - Martin N. Dreher
... Viúva, Dona Eugênia migrou com Milton para Nova Petrópolis. Os Schwantes haviam sido imigrantes alemães que, originalmente, se fixaram em Nova Petrópolis. Passado meio ano, mãe e filho rumaram para São Leopoldo. Foi trabalhar como cozinheira.
Leia mais

Um profeta que nos deixa, mas continua sempre conosco - Ildo Bohn Gass
Conheço o Milton desde 1980, quando estudava Teologia na PUC-RS. Numa semana teológica em que Milton partilhou conosco sua análise da narrativa de Gn 11,1-9. Analisou “a cidade e a torre de Babel” como um projeto imperialista que quer impor sua linguagem, seu projeto e pensamento...
Leia mais

Tributo a Milton Schwantes - Lúcia Weiler
E você, Milton, como a Sabedoria, estava presente na fecundidade daquele momento, ajudando gratuitamente a articular a Palavra de Deus na capilaridade vida humana e planetária em suas diferentes dimensões.
Leia mais

Milton Schwantes: Inspiração e Desafio - Odja Barros
Ele escreveu e falou apaixonadamente de um Deus apaixonado pelos pobres. Pastor e mestre que inspirou jovens estudantes de teologia, pastoras e pastores a trilhar a caminhada ecumênica da leitura popular da Bíblia.
Leia mais