Baseados na teoria da Inspiração, que afirma que a Bíblia contém Palavra de Deus, Deus é o autor de cada livro, mas ao mesmo tempo Ele usou mãos humanas, condicionadas pelo tempo histórico em que viviam. Essas mãos humanas foram várias e trabalharam durante um período de tempo que compreende cerca de 1000 anos. Determinar cada uma delas é uma missão muito difícil. Se imaginássemos que cada autor escreveu um livro, então teríamos 73 autores (segundo a bíblia católica) ou 66 (segundo a bíblia protestante). Porém sabemos que alguns autores escreveram mais de um livro, como é o exemplo de Paulo, em primeiro lugar, mas também João, Lucas e outros. Ao mesmo tempo um mesmo livro pode ter sido escrito por várias mãos. Isso vale sobretudo para os livros do Antigo Testamento. Tomamos como exemplo o livro do Gênesis. No início, nos capítulos 1 e 2, temos duas histórias da criação, bem diferentes entre si. Ora, um mesmo autor não teria escrito duas vezes a mesma coisa. Portanto, provavelmente numa época, alguns dizem que por volta de 500 anos antes de Cristo, alguém recolheu diversas tradições, orais ou escritas, e as colocou juntas, formando assim um único livro. �? difícil, nesse caso, dizer quem é o autor, se aquelo que reuniu os vários trechos e realizou a redação final ou se quem escreveu cada um dos pedaços utilizados pelo autor final, que a crítica literária chama de redator.

Há ainda outro aspecto; nem sempre sabemos se o verdadeiro autor é aquele anunciado. Basta citar dois exemplos clássicos: os Salmos e o Livro da Sabedoria. Quanto aos Salmos, normalmente dizemos que eles são de Davi. Na verdade cada Salmo (são 150!) tem uma história particular e é difícil que Davi os tenha escrito. Em relação à Sabedoria, a autoria é atribuída à Salomão. Todavia, os críticos dizem que tal livro foi escrito em um tempo muito recente, por volta do ano 100 antes de Cristo. Invés Salomão, como sabemos, viveu lá pelo ano 1000 antes de Cristo. E assim poderíamos continuar com outros casos.

Essas linhas, creio, bastam para mostrar quanto complexa seja a questão da autoria da Bíblia. Uma sugestão: tome uma boa versão da Bíblia e leia a introdução que está antes de cada livro. Essas introduções ajudam a entender quem foi o autor do livro em questão.