Olá Raquel de Mogi das Cruzes / SP!

Pergunta que nos leva a literatura do primeiro livro dos Reis. O nome dos Reis, algumas vezes na tradução sofrem pequenas mudanças, mas que não afetam a verdade dos fatos. Assim nesta pergunta o nome do Rei que encontramos é Zambri (Bíblia de Jerusalém) mas (consultei a tradução Almeida e ali aparece o nome do Rei como Zinri) Para me aproximar da melhor tradução consultei “A Bíblia Hebraica Stuttgartensia” o nome do Rei esta no texto hebraico como Zinri, a tradução do Almeida foi mais fiel ao texto assim tomaremos o texto bíblico da tradução Almeida.

 

Em Primeiro Reis, Capítulo 16, versa sobre a história de Zinri:

15 - No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, reinou Zinri sete dias em Tirza; e o povo estava acampado contra Gibetom, que era dos filisteus.

16 - O povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri conspirou contra o Rei e o matou. Pelo que todo o Israel, no mesmo dia, no arraial constituiu rei sobre Israel a Onri, comandante do exército.”

17 -subiu Onri de Gibetom, e todo o Israel com ele, e sitiaram Tirza.

18 - Vendo Zinri que a cidade era tomada, foi-se ao castelo da casa do rei e o queimou sobre si, e morreu.(1 Re 16,15-18)

 

Conforme a narrativa de 1 Rs 16,15, Zinri começou a reinar no ano 27 de Asa, e reinou apenas uma semana.

O Tempo de reinado de Zinri foi realmente curto, mas mostrou-se cruel, eliminando todos os descendentes de sexo masculino de Baasa, começando por Elá, seu filho, terminando em seus amigos e parentes. Este ato cruel de Zinri vem confirmar a profecia de Jeú contra Baasa. (1 Rs 16,3-4)

 

Quando o povo foi informado destas atrocidades eles constituiram o novo Rei Onri, até o momento comandante do exército de Israel. Onri sabendo do acontecido subiu para Tizra afim de buscar a vida do assassino do rei. Zinri sentido-se cercado em sem saida apela para o suicidio, colocando fogo na casa em que estava.

 

Assim o Rei Zinri morre violentamente como viveu, sete dias depois de assumir o trono de Israel.