Olá Flávio,

A  passagem descrita em Jo 12,3 é  antecedida pelos  versículos 1 e 2 onde fica registrado  que Jesus se  encontra em Betânia, seis dias antes da Páscoa, onde estava Lázaro, a quem ele havia ressuscitado dentre os mortos (Cf. Jo 12,1). Portanto, a unção de Jesus por Maria acontece depois da ressurreição de Lázaro, seu irmão.

 

Esta unção de Jesus é uma prévia do que deveria ter sido feito ao seu corpo quando ele morreu. A unção descrita em Jo 12, é diferente das descritas em Mc 14,6-8 e Mt 26,6-12, pois nelas, as mulheres não tem nome e a unção é feita a partir da cabeça de Jesus e em Jo 12 é feita apenas nos pés de Jesus. No evangelho segundo João, a mulher Maria, unge os pés de Jesus e depois o próprio Jesus lava os pés dos discípulos (cf. Jo 13,1-11), o que somente é descrito neste evangelho.

 

Muitas vezes o uso do nardo na antiguidade era para dar coragem. A unção realizada por Maria (Jo 12) e pelas mulheres, descritas em Mc 14,6-8 e Mt 26,6-12 lembra a unção feita aos sacerdotes com um óleo considerado sagrado preparado com: cinamomo odoroso, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveira (cf. Ex 30,31-33). Jesus não foi sacerdote, mas pelo seu sacrifício na cruz ele se tornou o Sacerdote por Excelência, pois foi vítima oferente e sacerdote ofertante ao mesmo tempo.

 

Assim Maria ungindo Jesus antes de sua morte o declara Sacerdote por excelência.