O pequeno livro do profeta Joel contem, no original hebraico, apenas 4 capítulos (Atenção, na versão latina tem apenas 3 capítulos!  - também na Bíblia Almeida tem apenas 3 capítulos). Poderíamos resumi-lo, de acordo com os capítulos originais, no seguinte esquema:

  • Capítulo 1: Invasão dos gafanhotos (uma menção ao exército de Yahweh)
  • Capítulo 2: Convite ao jejum (Liturgia de luto e súplica)
  • Capítulo 3: o dia do Senhor (Espírito Santo)
  • Capíutlo 4: anúncio do juízo universal (Vitória definitiva de Yahweh e de Israel)

 

O tema central da mensagem do profeta é o "Dia do Senhor". Fala de modo negativo, apresentando a vingança contra os cruéis, usando a ameaça de catástrofes naturais, como a invasão de gafanhotos e a seca. Mas fala também em modo positivo, quando anuncia que os justos serão reintegrados e receberão o dom do Espírito.

 

Históricamente falando, mesmo sem unanimidade entre os críticos, poderíamos colocar a composição do livro por volta do ano 400 antes de Cristo, com certeza depois da volta do exílio em Babilônia.

 

 Joel 2,28 (Bíblia Almeida - Bíblia católica = Joel 3,1), a passagem em questão, diz assim: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;

 

Essa profecia se refere ao envio do Espírito Santo sobre o povo de Deus. A consequência disso são os sinais mencionados: profecias, sonhos e visões. Numa visão geral, poderíamos dizer que a cada dia, entre nós cristãos, a profecia se realiza, em modos diferentes e sempre atuais, pois recebemos continuamente o espírito santo que vem de Deus. De maneira pontual, invés, podemos acenar ao episódio histórico da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenácolo, depois da ressurreição de Cristo. É assim que interpreta o Novo Testamento a profecia de Joel. De fato Pedro, naquela ocasião, recorda exatamente o texto de Joel, quando diz:

O que está acontecendo é o que foi dito por intermédio do profeta: "Sucederá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei do meu Espírito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos velhos sonharão" (Atos dos Apóstolos 2,16-17).