Paulo não participou da última ceia. Como conta Atos dos Apóstolos 9, ele contrastava os discípulos e chegou a pedir autorização para ir prender os cristãos de Damasco. Foi nessa ocasião que aconteceu o seu chamado, quando uma luz vinda do céu o envolveu de claridade. Cronologicamente falando, isso aconteceu quando os discípulos de Cristo já se haviam espalhado. Não sabemos bem quanto tempo se passaram, mas podemos imaginar cerca de 15 anos depois da morte de Cristo.

 

Na última ceia, como contado pelos evangelistas, Jesus se põe à mesa com os apóstolos (Lucas 22,14). Mateus e Marcos sublinham: "ele pôs-se à mesa com os Doze" (Mateus 26,20; Marcos 14,17).

 

É normal escutarmos dizer que Paulo era um apóstolo: o "apóstolo Paulo". Quando falamos de apóstolo entendemos normalmente os 12 discípulos escolhidos por Jesus. Todavia Paulo é chamado com esse apelativo não por que era um desses 12, mas porque ele mesmo se deu esse título: Romanos 1,1; 1Coríntios 1,1; Efésios 1,1, Colossenses 1,1.

 

Paolo também conta o episódio da Última Ceia em 1Coríntios 11,23-26. Ele inicia assim: Eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão... Provavelmente é daqui que nasce a sua interrogação. Paulo não participou da última ceia, mas esse fato lhe foi revelado, pela tradição, pelas comunidades por onde passava, onde esse episódio era contado e formava parte central do ensinamento da igreja nascente.