Olá Peter Ottone do Rio de Janeiro!

A pergunta nos leva para a simbologia na Bíblia. O que perguntas encontramos com muita frequência na Bíblia seja o número 12, seus múltiplo 144 ou mesmo 144.000, ou ainda o número 7. Os números 12 e 7 aparecem com muita frequência na literatura Joanina. No evangelho de João encontramos repetidas vezes, a abertura do Evangelho acontece na semana inaugural, os sete dias da criação, segue depois sete sinais, o discurso do Pão da vida em que aparece 7 vezes a palavra Pão etc. No apocalipse de João encontramos a carta as 7 Igrejas, as 7 taças, os 7 selos etc. Todos estes números tem um significado.

 

Só poderemos entender o uso de tantos números na Bíblia através da simbologia que eles representam fora isto a compreensão se torna muito difícil. A literatura Joanina nos desafia em buscar explicações para entender melhor esta simbologia. Numa época de perseguição, os escritos nas comunidades cristãs das origens passam a ter um caráter simbólico, eles passam a ser entendidos só por aqueles que pertencem a grupo de cristãos. Para os outros o significado é incompreensível.

 

O significado dos números na Bíblia já conhecemos, já ouvimos muitas explicações, algumas convincentes e mais perto do que o texto diz, outras manipuladas. Em 2005, o colega Ildo Perondi escreveu sobre os números com muita propriedade respondendo a pergunta: “os números na Bíblia” de 22/09/2005. Esta resposta vale a pena ser consultada, ela é esclarecedora. Mesmo assim em forma reduzida comentarei o significado de alguns números que foram alvo da pergunta.

 

O número 7 (sete)

 É a soma de 4 + 3 = 7. Isto é, une terra e céu. Explicando melhor, o quatro lembra os quatro pontos cardeais conhecidos (Leste, Oeste, Norte e Sul), e o número três lembra a trindade divina Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Assim este número sete lembra a Totalidade de todas as coisas do Universo. Considerado o número perfeito, indica o máximo da perfeição.

 

Alguns textos Bíblicos que servem de exemplo

Grande quantidade (Nm 23,4; Mt 15,36); totalidade (Is 30,26; Mt 18,21); indica séries completas como no Apocalipse: 7 Igrejas (Ap 1,4); 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6,1-17); 7 cabeças (Ap 12,3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5,12); cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos - Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos vem o Jubileu; Jesus fala que se deve perdoar não 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18,22); Deus criou o Universo em 7 dias (Gn 1); a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa (Lv 23,15-22)

 

O número 12 (doze)

Para entender o simbolismo do número 12 devemos ter em mente a explicação do número 7, assim para formar 7 se soma 4+3, para se formar 12 se multiplica o 4 vezes 3 dando o resultado tão usado na Bíblia. Este resultado de 4 vezes 3, isto é, um número completo. Ele aparece ao longo de toda a Bíblia. É o número da escolha: 12 tribos de Israel que formam o Povo de Deus no AT; e os 12 Apóstolos no NT que formam o novo Israel, o Povo de Deus do Novo testamento.

 

Na literatura apocalíptica aparecem estas somas e múltiplos de 12. Os anciãos são 24, isto é: 2 vezes 12 (Ap 4,4). Os que serão salvos conforme (Ap 7,4) serão 144.000, isto é 12 vezes 12 e  vezes 1000! Número de totalidade (Ap 21,12-14). Ou ainda serão salvos todos os que amaram a Deus no Antigo Testamento e os que pertencem ao novo Povo de Deus no Novo Testamento.

 

A resposta permanece aqui, sabemos que a numerologia, e sua simbologia na Bíblia é muito grande e seria necessário um estudo mais detalhado. Mas o desafio da compreensão dos números bíblicos permanece, não podemos nos omitir em buscar uma explicação cada vez que aparecem.