Olá Benny de São Paulo/SP!

Lendo a primeira parte da pergunta logo veio em mente, que a pergunta estaria mais para explicação de dados históricos do que uma resposta bíblica. Mas em consideração a segunda parte da pergunta, e pela questão do Judaísmo que em algum momento da vida o estudioso da palavra de Deus começa a se perguntar, deixo alguns pontos para reflexão, mas longe de ser uma resposta que possa por inteiro resolver a questão.

 

Muito se escreveu, debateu, esteve na mídia mundial à questão do holocausto Judeu. (No meu modo de ver um pouco exagerado, mesmo que a mídia em geral esteja nas mãos dos Judeus). Existe uma imensidão de material disponível. Poderás encontrar em qualquer biblioteca Publica este material, em livros, revistas, jornais e vídeos etc. Material ricamente ilustrado e muitas vezes com fotos horríveis de fatos acontecidos em campos de concentrações nazistas.

 

Também existe farto material na Internet, é só colocar a palavra holocausto e terás milhares de indicações: artigos, fotos, material enciclopédico etc.

 

A segunda parte da pergunta respondo a partir da minha experiência em Israel, por motivos de estudos Bíblicos, morei seis anos em Jerusalém. Foi uma benção e uma dádiva divina, para poder entender melhor sua palavra e os lugares onde aconteceu o fato salvífico.

 

Em Israel hoje, encontramos uma população de origem Judaica diversificada. Vinda de todas as partes do mundo. Nesta população encontram-se os que acreditam em Javé e seguem a risca seus ensinamentos e existem os que não acreditam e afirmam que na Bíblia é um livro de histórias a mais, nada de divino.

 

Entre a população existem os Askenasis, judeus de origem alemã, com uma pratica mais ao pé da letra e mais rígidos. Existem os Sefaradis, os de origem latina, mais abertos e com uma pratica religiosa mais humana.

 

Nos últimos anos milhões de Judeus vieram da Rússia, pensando totalmente diferente dos outros, mas que estão se integrando no país. Em Israel os judeus vindos da Etiópia ainda não são reconhecidos como Judeus, pois era população muito semelhante aos árabes nos costumes e modos de vida.

O grupo dos Judeus ortodoxos, mais rígidos nas praticas religiosas foram os primeiros a chegar e lutaram para a formação do estado de Israel, e politicamente é uma força muito forte, impondo na população orientações rígidas de modos de vida e praticas religiosa.

 

Como estudante em Israel, acompanhei e vivi de perto toda esta realidade. Em determinado momento fui estudante de ULPAN (escola de hebraico), no Kibutz de Gazit na Galiléia, de orientação socialista, onde as normas religiosas eram aceitas, mas não cumpridas, como ir a Sinagoga, celebrar o dia do perdão, etc... A festa religiosa tornava-se evento social.

 

Trabalhei como voluntário no Museu do Holocausto, onde eram expostos materiais que representavam os campos de concentração nazista. Trouxeram da Alemanha, camas dos dormitórios, fornos de cremação, montanhas de óculos etc... Fui voluntário no Instituto de Conservação do Judaísmo no Centro de Jerusalém, que organizava palestras abertas, sobre a importância do Judaísmo para o Estado de Israel.

 

E ainda ouvindo falar tanto sobre os campos de concentração, quando visitei a Alemanha, fui visitar o campo de concentração de Dachau, nos arredores de Munique, ali esta conservado o que foi este lugar na segunda guerra mundial. Alem de se ver, os alojamentos, os fornos de cremação, as câmaras de gás, etc .foram projetados filmes muito bem feitos que contam a história do lugar.

 

Assim Benny, existe muito material para ser lido, visto, estudado, fazendo um gancho com a Bíblia. Todo este estudo de compreensão da religião Judaica e do povo Judaico é muito importante.

 

Finalizando, a tua dúvida na pergunta era se Israel tem Javé como Deus. Podemos afirmar, que sim, mas que no contingente populacional existem muitos Judeus, que não acreditam em Javé e que a Bíblia mostra apenas histórias e existe parte da população que tem só o nome de Judeu, pois não vão a Sinagoga. Vão apenas para a circuncisão dos filhos, (nascimento) ou o Bar Mishva, na adolescência e terminam por ai. Como podes perceber o assunto é importante, e apresento uma resposta rápida. Entretanto, cabe a você continuar perguntando, lendo, pesquisando, assim passarás a entender melhor a Bíblia e ama-la.