Olá Divonete de Nova Iguaçu!

A pergunta é muito importante, pois esta relacionada com nosso contato com Deus e também com o agradecimento a Deus por todo o bem recebido.

 

Pergunta semelhante já foi feita em 10/08/2008, por Maraísa de Gaspar Sc: “Qual o significado de cálice na Palavra de Deus? Mas não somente o que Jesus viveu, mais em um sentido geral, pois Davi também menciona cálice no salmos 23” o colega Luiz Rosa respondeu muito bem, merece ser lida.

 

Agora a pergunta aparece com um complemento novo, além do cálice esta o complemento salvação. Aproveitando a resposta já elaborada complementamos dizendo o seguinte. O termo “cálice da salvação” deve ser entendido no conjunto do salmo 116, que é um salmo de ação de graças. Nesta perspectiva a compreensão é imediata. Inicialmente lembramos que cálice é muito usado na liturgia Judaica em especial nas orações de abertura do sábado. Em que a família se reúne, Pai, Mãe e filhos. Cada membro da família com sua função nesta liturgia, as velas são acessas pela dona da casa mulher, a benção do cálice com vinho pelo chefe da família, o homem, e depois distribuído a todos os presentes. Podemos caracterizar esta celebração ação de graças a Deus na abertura do sábado judaico.

 

O cristianismo do mesmo modo utiliza o cálice o vinho com os motivos semelhantes judaicos como rito de ação de graças, e memorial salvífico. Recordamos as celebrações litúrgicas das primeiras comunidades narradas em 1 Cor 10,16.

o cálice da benção que abençoamos, (até aqui semelhante à benção judaica), não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo?” (1 Cor 10,16)

 

Assim podemos dizer que cálice da salvação diz respeito à celebração de ação de graças que acontece seguidamente na vida e pode se relacionar a nossa salvação no gesto de Jesus na última ceia que abençoou o cálice e distribuiu o pão aos seus discípulos. A comunhão com o corpo e sangue de Cristo, realizada pelo cálice da salvação une a todos ao corpo de Cristo.