Corinto, da cuja cidade hoje existem apenas ruínas, foi uma cidade muito importante. Ela fica na atual Grécia, a cerca de 80 quilômetros de Atenas.

Paulo chegou nessa cidade durante a sua segunda viagem. Nesse período, Corinto é uma cidade romana, profundamente pagã nos seus costumes, tanto que Paulo se dedica muito àquela comunidade, seja com la presença que com suas cartas. É um dos lugares onde Paulo passou mais tempo. Chega lá depois da experiência negativa em Atenas, no Areopago, muito desanimado (veja 1Coríntios 2,1-5). Nesse momento Deus o anima, como conta Atos dos Apóstolos:  Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade (18,9-10).

 

Em termos de culto pagão, temos que ter presente que a cidade, antes de ser romana (conquistada e destruída em 146 antes de Cristo), era grega. Por isso imaginemos todo contexto da religião grega com seus vários deuses. Foi o local, por exemplo dos famosos jogos ístmicos, em honra de Poseidon (deus do mar, que para os romanos era Netuno).

 

100 anos após a destruição romana, a cidade foi refundada, por Júlio César, que viu no local um ponto estratégico importante e contruiu uma colôna romana. Hoje, de tudo isso, restam apenas ruínas. como a imagem que vemos embaixo, do tempo de Apolo.

Corinto, Templo de Apolo

 

Portanto Apolo, com certeza, era venerado na cidade. Apolo é filho de Zeus. Homero o descreve como muito cruel. Provavelmente por causa da sua beleza, é muito representando nas esculturas.

Com Apolo, com certeza, eram venerados outros deuses, sejam gregos que romanos: Dionísio, Artemide, Diana, Afrodite, Vêneris e sobretuto os deuses principais:  Zeus (grego) e Júpter (romano).

 

Consulte aqui para uma lista dos deuses gregos e romanos.