Olá Katrina de João Pessoa – Paraíba! Para a pergunta já tem muita coisa escrita, vamos colaborar contigo com mais uma resposta. Esta será resumida, apresentando alguns pontos importantes, o teu interesse deve continuar, lendo, orando, estando perto do Senhor!

Neste site já foi respondida pergunta semelhante, poderás acessar e ler, penso que te ajudará:

O que significa dar glória a Deus e aleluia. Qual o benefício nos traz? Pergunta de Alexandro dos Santos – Maua - Enviada em 13/03/2009 e respondida em  08/04/2009 por Luiz da Rosa

A palavra Aleluia adquire para todos os que louvam a Deus uma importância absoluta. Nossa boca milhares de vezes soou o vocábulo aleluia nas orações que fazemos ou na comunidade.Sinceramente a palavra aleluia, faz parte do nosso mundo religioso. Constantemente repetimos, cantamos nos hinos e canções. Pronunciar aleluia faz parte do nosso ser.

Entretanto muitas vezes, se nos perguntarem o significado do aleluia, titubeamos em responder.

Origem do vocábulo bíblico aleluia
Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica הַלְּלוּיָהּ (Halləluya em hebreu padrão), que significa "Louvem! Adorem! (הַלְּלוּ) Deus (יָהּ)"; ou "Ame (הַלְּלוּ) o Senhor (יָהּ)". Sua pronuncia no hebraico e no português é a mesma, não temos dificuldade, de dizer, cantar, pronunciar em voz alta.

Consideramos , a palavra "aleluia", indispensável em nossas orações é uma palavra de elogio a Deus. O termo aleluia encontramos 24 vezes na Bíblia Hebraica e quatro vezes (só aqui que aparece) na transliteração grega do Apocalipse de São João no Novo Testamento.(Ap 19, 1.3. 4.6).

Na conversa diária no relacionamento com os amigos, familiares, colegas de trabalho a palavra também é usada popularmente no sentido de "finalmente". Alegremo-nos, pois terminamos o trabalho, ou na família, até que em fim fizeram as pazes.

Aleluia nas orações
ALELUIA! Que não conhece esta palavra, quem não utiliza! Muitos usam nos cânticos nos ofícios dominicais. As comunidades para aclamar o evangelho que vai ser proclamado. Esta palavra tão usada é uma palavra hebraica que significa “Louvai a Jah!”. É uma aclamação alegre e vigorosa ao Criador, cujo nome é Jeová.

A palavra “aleluia” na Bíblia
Por que esta palavra aparece com frequência na Bíblia em especial nos Salmos? Simplesmente porque o ser humano tem motivos para louvar e agradecer a Deus. Jah Elé é o Criador do Universo. (Salmo 147,4.5; 148,3-6) por causa dele existe o ecossistema que torna possível a vida na Terra. (Salmo 147,8-9; 148,7-10) Deus cuida da humanidade. Quando fazemos sua vontade, recebemos a benção (Salmo 148,11-14)

Assim, a exortação é dirigida a todos: “Aleluia!” “Louvai a Jah!” (Salmo 104,35)