Olá Luan Filipe. As citações referentes ao Mar Vermelho que aparecem na Bíblia estão em: Ex 13,18; Sl 106,9; Sl 136,13 e em Hb 11,29.

 

Em Ex 13,18 refere-se ao caminho que o povo, guiado por Deus, fez quando saiu do Egito.

 

Na oração do Sl 106,9 há uma ação de graças a Deus, pelo seu poder em permitir a passagem de seu povo pelo Mar Vermelho.

 

No Sl 136,13 há também uma ação de graças pela infinita misericórdia de Deus, em separar as águas do Mar Vermelho e permitir a passagem a pé enxuto de seus filhos e filhas quando saíram do Egito.

 

Em Hb 11,29 há uma recordação da passagem pelo Mar Vermelho, ressaltando, porém, que ela aconteceu devido à fé em Deus, de Moisés e dos filhos e filhas de Israel.

 

Na bíblia um dos significados do mar é como a representação do mal, e transpor o mar sem se afetado por ele, (pelo mal), é uma atribuição à proteção que Deus oferece aos todos seus filhos e filhas. Veja bem que em Mt 8,26 os ventos e o mar obedecem a Jesus e em Mc 6,48 Jesus anda sobre o mar,  significando assim que Deus tem o poder sobre toda a sua criação.

 

Lembrei de uma música que diz: Se águas do mar da vida quiserem te afogar segura na mão de Deus e vai... Por isso a fé em Deus diante dos mares que se apresentam em nossas vidas é fundamental. Assim como os filhos e as filhas de Israel, pela sua fé em Deus, não se deixaram atemorizar pelo tamanho do mar Vermelho, nós hoje, pessoas cristãs que somos a exemplo de Jesus que caminhou sobre o mar, devemos nos deixar guiar sempre por Ele. 

 

Você pode ver também neste site outras respostas à perguntas a respeito do Mar Vermelho e os mapas aqui disponíveis.