Olá Joaquim Diniz

Esta pergunta nos oferece uma boa reflexão sobre a missão de Jesus e sobre nossa atitude de vida cristã. Podemos começar com a declaração de Jesus ao ler o livro do Profeta Isaías, na Sinagoga, em Nazaré como está em Lc 4,16-21. Em Lc 4, 18 fica bem clara a sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. Ao ler isso que está em Is 61,1-2ª ele declara: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabaste de ouvir” cf. Lc 4, 21.

Também podemos considerar as palavras de Jesus ao chamar, Levi, o cobrador de impostos, e depois estando à mesa com ele, como aparece em Mc 2,13-17; Mt 9,10-13 e Lc 5, 29-32: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento” cf Lc 5, 31-32; Mc 2,17; Mt 9, 12.

Para Jesus os pecadores estão como que doentes, pois não cumprem o mandamento do amor de Deus, quando ele mesmo repete Dt 6,4-5, ao responder a respeito do principal de todos os mandamentos, como está em Mc 12, 29-31: ”O principal é: ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois o Senhor, teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Quem não ama a Deus e a seu próximo pode ser capaz de viver na mentira, na injustiça, na corrupção, e indiferente às necessidades das pessoas que estão ao seu redor deixando de ajudá-las e até socorrê-las em momentos difíceis. Quando em Lc 5,32 Jesus conclui que os pecadores precisam se arrepender de sua conduta de desamor, pois são eles quem mais precisam dele. Ë o amor de Jesus que recupera e restaura quem nunca soube amar e é por todos eles, por todos nós que Ele se entregou por amor na cruz.

Nós precisamos procurar amar a todos indistintamente, dando assim o verdadeiro testemunho de vida cristã. Que Deus nos ajude e proteja para saibamos viver no dia a dia o amor a Deus e a todos as pessoas.