Olá! Iara Silva de Inhumas

Bela pergunta que fazes pedindo qual o sentido das palavras de Jesus a respeito da vida plena. Poderíamos começar nos localizando no contexto que envolve esta frase, ai tudo ficará mais fácil para entender. Se olharmos onde o versículo 10,10 do evangelista João se localiza, notamos que ele faz parte de um conjunto todo que fala sobre o Bom Pastor. Penso que interpretação do versículo 10 tenha como ponto de partida a apresentação de Jesus como Bom Pastor. A parte inicial do versículo 10 é muito significativa para entendermos o conjunto da mensagem:

“O ladrão vem só para roubar, matar e destruir, Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

 

O que significa a expressão “Eu sou o Bom Pastor”

Esta expressão aparece nos versículos (11 e 14), ela é significativa. Lembrando o Antigo Testamento encontramos “Eu sou” como o modo que Deus usou para ser conhecido por Moises na ocasião do Êxodo (cf 3,14) e tem o significado de libertar para a vida plena. Javé liberta seu povo da escravidão do Egito. Agora em Jo 10,10 é Jesus que conduz e liberta o povo para uma vida plena e abundante.

Ainda comento o versículo seguinte, que complementa o significado de vida plena; Jesus se apresenta como um Pastor diferente, não sacrifica suas ovelhas por interesse próprio, mas pelo contrário dá sua própria vida pelo rebanho.

Aquele que não quer dar sua própria vida pelo povo, nas palavras de Jesus não pode ser pastor.

Quem age ao contrário de Jesus, é o mercenário, o ladrão ou o assaltante. Estes passam a se servir do povo para o seu próprio sustento e a sua própria ganância. Querem somente adquirir privilégios deixando o povo no sofrimento, na miséria e na morte.

Poderíamos nos alongar na interpretação, mas penso que para início de conversa já temos muito material. O estudo de Jesus como Bom Pastor deve ser continuado e acredito que aparecerá muita riqueza de conteúdo e orientações para a vida.