Keti, conforme a narração da Bíblia, Moisés nasceu no Egito (veja Êxodo 2). Os israelitas, filhos de Jacó, foram para o Egito por que havia uma grande carestia na Palestina. No Egito encontraram, num primeiro momento, boa acolhida, graças à presença de José, vendido pelos irmãos, que se tornara uma pessoa influente na casa do Faraó. Todavia, depois de algum tempo os israelitas não tinham mais esses privilégios e se tornaram escravos. A eles foi impedido de ter filhos homens; as crianças do sexo masculinos eram assassinadas pelas parteiras. Moisés, porém, foi salvo, pois foi recolhido por uma das filhas do faraó e cresceu como se fosse da família. Mais tarde ele recebe a vocação de Deus e liberta o seu povo da escravidão.

 

Quando, na pergunta, você questiona sobre a "volta para o Egito", provavelmente você supõe o período que Moisés passou em Mediã, depois de fugir do Faraó. Em seguida ele regressa para tratar a libertação do povo (Êxodo 4,18ss), encontrando o faraó.

 

Embora a questão da historicidade dos fatos contatos na Bíblia inerentes à Moisés sejam muito discutidos pelos críticos exegetas, normalmente se diz que o Faraó do Êxodo foi Ramsés II, cuja múmia está conservada no Museu do Cairo.
 O templo de Luxor, lugar famoso até hoje, é opera sua.

Constriu também uma importante cidade, que se tornou a capital durante a sua dinastia. Teriam sido os hebreus escravos a construí-la.

 

Você pode ler outras detalhes desse personagem na página de Wikipédia.