A Bíblia foi escritas por pessoas humanas, mas inspiradas por Deus. Essa é a verdade teológica. Todavia reconheço que pode ser complicado e pouco eficaz uma resposta desse tipo, sobretudo diante de alguma controvérsia. O discurso teológico, às vezes, está muito fora da realidade, longe da compreensão das pessoas simples. Os teólogos deviam se esforçar para aproximar a própria reflexão à linguagem popular.

 

A frase "a Palavra de Deus" aparece mais de 40 vezes só no Novo Testamento. Algumas passagens dizem claramente que a Bíblia vem de Deus:

2Timóteo 3,16: Toda a escritura é inspirada por Deus e útill para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra.

2Pedro 1,20-21: Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura resulta de interpretação particular, pois que a profecia jamais veio por vontade humana, mas os homens impelidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.

porn

Para entender como a Bíblia é Palavra de Deus, precisamos partir do princípio que Deus quis revelar-se à humanidade (Hebreus 1,1). Os modos de revelação podiam ser diversos: a obra criada, visões, sonhos ou discursos dos profetas. Todavia o modo de revelação mais completo e compreensível se encontra nas Escrituras (veja 1Coríntios 2,6-16). Todavia, ao mesmo tempo, Deus se serviu das mãos humanas. Foram pessoas do povo que transmitiram com suas palavras a mensagem divina. Por isso é importante ter condições de entender que a Palavra de Deus passa por parâmetros humanos, inseridos dentro de um contexto temporal. O leitor precisa discernir os elementos temporais de que se serve a sabedoria divina para trasmitir a sua mensagem. A Mensagem supera os limites do tempo e contexto do autor do texto que é a Palavra de Deus.