Olá! Edy de Jaru

 Para responder a pergunta fui logo para o livro do Genesis que conta a História de Rebeca. Ali encontrei no texto a citação de quem era seu Pai. Vamos conferir Gen 24,15:

“Não havia ele acabado de falar, eis que saiu Rebeca, filha de Batuel, filho de Melca, a mulher de Nacor, irmão de Abraão, trazendo seu cantâro sobre o ombro”...

Em Gen 24,24:  “Ela respondeu: Eu sou filha de Batuel, o filho de Melca gerou Nacor”

Como Rebeca aparece:

O servo de Abraão, Eliezer foi quem descobriu Rebeca. Eliezer orou a Deus e pediu um sinal, no qual aparecesse uma donzela de grande formosura que daria de beber água a ele e aos seus camelos antes de a si própria (conf. Gênesis 24;43-46). Fato incomum, tal procedimento. Assim aconteceu. O chamado dote de Rebeca (costume da região na ocasião do casamento) foi de grande riqueza para a época. Foram oferecidos dez camelos (conf. Gênesis 24;10) e vários utensílios de ouro. Após ter saciada sua sede e a de seus camelos, Eliezer imediatamente deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro (Gênesis 24;47), e o resto do tesouro foi para o seu pai Betuel.

Quem foi Batuel?

O nome Batuel tem origem no hebraico ( בתואל, com significado de "casa de Deus"), era um arameu, sobrinho de Abraão, filho menor de Naor e Milca, e pai de Labão e Rebeca. Seu nome aparece citado varias vezes no livro de Gênesis como o pai de Labão e de Rebeca.

Eliezer descobre Rebeca por pedido de Abraão e que tornou-se a esposa de Isaac. Abraão sonhava que seu filho casasse com uma mulher de seu o povo a fim de preservar os bons costumes semitas.