Olá Henrique! de São Pedro da Aldeia!

A resposta a esta pergunta da continuidade a pergunta feita: Como se deu a expansão territorial no tempo do reinado de Davi?    Nesta uma das conclusões foi que   no tempo do Rei Davi o Reino de Israel chegou a sua expansão territorial máxima. Depois das conquistas realizadas por Davi não houve mais expansão, mas somente conservação feita por Salomão do território e depois de sua morte Israel foi divido em Norte (10 tribos) e Sul (duas tribos).

Mesmo para conservar este território Salomão organizou um exercito atuante e que pudesse controlar possíveis rebeliões. Salomão com sua sabedoria realizou grande obras e feitos, que gostaríamos de lembrar:

 

Textos bíblicos que falam de Salomão:

No Primeiro livro dos Reis vamos encontrar textos que descrevem a figura de Salomão:

Salomão e a Sucessão: 3-11. 1-2;

Salomão e a Sabedoria: 3-5,14

Salomão Construtor do Templo e outras obras: 5,15-9;

Salomão Comerciante: 9,26-10,29 como comerciante;

Salomão se afasta de Deus capítulo 11

 

Salomão e a Sabedoria:

Salomão é considerado autor do livro dos Provérbios, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes.

 

Salomão construtor do Templo e outras obras:

A construção do Templo de Jerusalém foi a obra mais notável de Salomão, para isto gastou fortunas, com madeiras nobres (Cedro do Líbano) e carpinteiros vindos do Líbano, pedreiros etc. Os impostos foram elevados iniciando descontentamento popular.

 

Salomão Comerciante e Diplomata:

Salomão implementa as relações diplomáticas com outros países através do comércio (1º Rs.10.28-29), e incentiva o casamento com mulheres estrangeiras (1º Rs 11:1), agora sua esposa legítima era a filha d Faraó (3,1), além de formar um Harem em seu Palácio de 1000 mulheres. Isto não agradou Javé, pois estas mulheres estrangeiras trouxeram outras praticas religiosas para a cidade de Jerusalém.

 

Salomão não Conserva o território Herdado

Salomão não conservou o território herdado de seu pai Davi, durante seu reinado não aconteceu nenhuma campanha a fim de aumentá-lo. Por motivo do casamento com a filha do Faraó recebeu a cidade de Gezer (1ºRs.9:16). Se desfez territorialmente de varias cidade em Tiro (1ºRs.9,12) doadas a Hiron por influência egipciana organizou carros de combate (1º Rs.10:26) e uma potente Cavalaria. A cidade de Megido conserva ainda hoje nas suas ruínas sinais desta organização.

Devido a alta de impostos e descontentamento pelos gastos da corte em Jerusalém enfrentou rebeliões em Edom (1ºRs.11:14-22), Síria (23-25) e do norte conduzida por Jeroboão (26-40). A morte de Salomão 1º Rs.11:41-43.

Por ocasião da sucessão do reino acontece uma divisão entre norte e Sul.

 

Concluindo:

Diferentemente do acontecido com o rei David que foi de expansão territorial, com o Rei Salomão aconteceu apenas a tentava de conservação do território e até uma diminuição devido à divisão entre reino do norte, o chamado Israel com 10 tribos e do sul Reino de Judá.