Olá Andre Luiz!  de São Gonçalo

 O fenômeno mais marcante da paisagem da Palestina é o Rio Jordão e seu impressionante vale. O Rio Jordão, em hebraico “Iarden” corta a Palestina de Norte a Sul é o principal rio da Palestina.

 

As nascentes do rio Jordão:

Suas nascentes se encontram aos pés do Monte Hermão (na fronteira com o Libano) e é formado de quatro pequenas nascentes. A confluência destes pequenos riachos na extremidade setentrional do Lago Meron formam o Rio Jordão.

Os nomes das fontes que originam o Rio Jordão chamam-se:

  1. Barreighit, fonte da cabeceira ocidental do Rio Jordão.
  2. Hasbany, fonte que se encontra nas escarpas do Monte Hermão.
  3. Leddan, fonte central que sai do Tell-el-Kady (antigo Tel Dã) no vale do Rio Jordão.
  4. fonte localizada na antiga Cesárea de Felipe, esta fonte irrompe em uma caverna aos pés do Hermão.

 

Esses riachos formam o lago Hule, que se situa 70 metros acima do nível do mar. (Atualmente esta drenado e serve para a agricultura.) Novamente o Rio Jordão segue seu curso e alargando-se formando o lago de Genesaré com -212 m. O lago de Genesaré (também chamado de Tiberíades em homenagem a Tibério imperador Romnao ou Kineret em hebraico = Harpa, ele tem a forma deste instrumento musical) tem 24 km de comprimento e 12 Km de largura.

 

O Rio Jordão termina no Mar Morto:

Do lago de Genesaré o Rio Jordão segue o seu curso formando meandros até chegar o mar Morto num percurso de 330 km. E ao desembocar no Mar Morto chega atingir -392 m abaixo do nível do mar. O Rio Jordão torna-se dessa forma o único rio do mundo que corre abaixo do nível do Mar. O percurso do Rio Jordão entre o lago de Genesaré e o Mar Morto em linha reta seria de 110Km, mas devido as inúmeras curvas e meandros chega a 330 km. Ele não é navegável. Em muitos lugares se pode atravessá-lo a pé. Sua largura máxima é 70m. O Mar Morto não tem saída para o mar, e devido às altas temperaturas, (clima tórrido) suas águas sofrem alta evaporação. Na parte setentrional, a concentração de sal e tão grande que flutuam blocos de sal. Quando no mar a concentração de sal e 4%, no Mar Morto chegam a 25%. Esta condição da à possibilidade do ser humano boiar em suas águas com tranquilidade. Devido à alta concentração de sal não existe nenhuma forma de vida em suas águas, justificando seu nome. Concentram-se tanto no lado de Israel como da Jordânia indústrias de retirada do sal e fertilizantes. Muitos países europeus mandam seus pacientes com doenças de pele para tratamento de saúde. O seguro Social dos países nórdicos fretam aviões e mandam seus pacientes para fazerem tratamentos nas águas do Mar Morto.

 

Fatos Bíblicos importantes relacionados com o Rio Jordão:

1) O Batismo de Jesus e a manifestação da Santíssima Trindade: Mt 3,13-17; Jo 1,28.

2) A cura do leproso Naamã: 2 Rs 5,1-14

Fonte: Prof. Odalberto, Como ler o Novo Testamento, subsídios de aula de Introdução ao Novo Testamento, no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo / Rs, 2001.