Olá Elias!

Muito importante tua pergunta sobre a Escola Dominical, pois é junto a ela que vai se transmitindo o amor a palavra de Deus aos membros da Igreja. O conhecimento da palavra de Deus não ocupa lugar e só ajuda a transformar a vida.

A pergunta que você dirige para o site, já foi feita, quase que na mesma forma. "Em que ano, mês e dia foi realizada a primeira escola dominical no brasil? E qual o nome dessa pessoa?" Foi dada uma resposta depois de muita leitura e pesquisa. Recomendo a leitura da resposta e terás uma boa compreensão. Reproduzo abaixo parte do texto que na época serviu de resposta. Penso que esta bem apresentada. Mas como é fato histórico, sempre aparecerão algumas dúvidas para serem resolvidas.

 

Entre os historiadores existem dois grupos os que consideram a escola dominical iniciada pelos Metodistas em 1835, no Rio de Janeiro para estrangeiros de fala inglesa a primeira Escola Dominical no Brasil.

Outro grupo optou pela Escola Bíblica Dominical fundada, em Petrópolis, pelos Congregacionais em 19 de agosto de 1855, com ensino em Português. Eu optaria pela segunda já que o ensino é em Português. Mas cada um decida por uma data de fundação.

 

Os Metodistas são considerados os Pioneiros da Escola Dominical

A grande maioria dos historiadores narraram como sendo os metodistas os pioneiros da Escola Dominical no Brasil.

No dia 28 de junho de 1835 partiu de Baltimore nos Estados Unidos ao Brasil, o Rev. Fountain E. Pitts, chegando ao Rio de janeiro em 19 de agosto de 1835, permaneceu no Rio de Janeiro durante alguns meses, viajando em seguida para Montevidéu que era o objetivo final de sua viagem. Nestas duas semanas reuniu no Rio de Janeiro estrangeiros que ali viviam e trabalhavam. O Rev. Pitts, entusiasmado com as perspectivas do trabalho evangélico, viu a possibilidade da implantação de uma missão Metodista no Brasil. No dia 2 de setembro de 1835, ele escreve ao secretário correspondente da Sociedade Missionária da Igreja Metodista Episcopal (IME), fazendo a solicitação, que foi atendida e no ano de 1836, o Rev. Justin Spaulding chegou ao Brasil com a esposa, um filho Levy e a empregada e logo organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros ali residentes (grupo iniciado por Pitts) aproximadamente 40 pessoas uma Congregação com estrangeiros. Viu como necessidade primeira a ser trabalhada abrir uma Escola Dominical (mesmo antes de organizar os cultos). No mês de junho abriu uma Escola Dominical que iniciou com 30 alunos, sendo estes na maioria estrangeiros e poucos brasileiros, mas optou que o ensino na Escola Dominical seria inicialmente em língua inglesa. Por ser esta Escola Dominical na língua inglesa, (muitos dos membros eram estrangeiros de fala inglesa), muitos historiadores não consideram esta Escola Dominical iniciada pelos Metodistas como sendo a primeira Escola Dominical em Português.

O trabalho Metodista apesar de ter sido bem iniciado, teve curta duração: a missão metodista, encerrou as suas atividades no Brasil em 1841. Neste mesmo ano o Rev. Spaulding retornou aos Estados Unidos. A missão Metodista reiniciou as atividades em 05/08/1867, com a chegada do Rev. Junius Eastham Newman (1819-1895) no Rio de Janeiro.

 

Os Congregacionais optam por uma Escola Dominical definitiva

O Dr. Robert Reid Kalley (1809-1888), médico e pastor escocês, acompanhado de sua esposa, Srª Sarah Poulton Kalley (1825-1907), desembarcou no Rio de Janeiro no dia 10/05/1855, proveniente da Inglaterra. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical brasileira. Apenas quatro crianças assistiram à primeira aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Desta Escola Dominical surgiu à Igreja Congregacional no Brasil. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um Colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

 

Concluindo:

Penso que a resposta poderá te ajudar a entender os caminhos passados na organização inicial das Escolas dominicais no Brasil.