Olá Achelen Regina!

Não faz muito tempo foi respondido no site uma pergunta a respeito do nome de Deus: “eu gostaria de saber o significado do nome Iahweh, eu fiz algumas pesquisas mas ainda estou com dúvida quanto ao real significado deste nome”. Pergunta enviada por Jairo (São Bernardo do Campo), em 08/11/2011. Seria bom conferir!

 

Esta pergunta surge de nossas dúvidas na leitura do texto Sagrado. Por que o nome de Deus não aparece nos textos do livro de Ester e Cânticos dos Cânticos? Penso que a explicação que todos nos ouvimos com respeito à citação do nome de Deus, pelas pessoas que nos introduziram nos estudos da Bíblia, conhecemos.  Com freqüência ouvimos que o nome de Deus era tão sagrado no Antigo Testamento, que as pessoas não pronunciavam e que na leitura que indicava o vocábulo do nome de Deus, era escrito de tal forma que no hebraico não se pudesse ler, o chamado Tetragrama. De fato, os judeus tinham uma consideração muito grande pelo nome de Deus e procuravam não pronunciá-lo de nenhuma forma.

Outro fato que conhecemos vem da literatura do Novo Testamento exemplo típico o evangelho de Mateus, escrito em Jerusalém para uma Comunidade Judaica e que devido a este fato, substituíram o vocábulo (exemplo clássico) “Reino de Deus”por “Reino dos céus”.

 

Mas busquemos ainda outras explicações:

O livro de Ester realmente não fala o nome de Deus diretamente, isto podemos perceber na leitura atenta do texto, entretanto o livro de Ester fala de Deus de forma indireta, por exemplo quando fala de jejum:

“Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” (Es 4,16)

O Cântico dos Cânticos também fala de forma indireta.

Estes versículos são exemplos de que indicam o nome de Deus e aparecem tanto no livro de Ester bem como nos Cânticos dos Cânticos.

 

Porque o Cântico dos cânticos é um livro Canônico?

Embora o livro do Cântico dos cânticos é reconhecido oficialmente com o parte constitutiva da Bíblia, nem sempre foi assim.

A canonicidade, porém, foi contestada por alguns justamente com a alegação que não há nele menção de Deus. Entretanto o não mencionar a Deus não desqualifica o livro dos cânticos dos cânticos, assim como pensar o contrário se poderia dizer que a presença da palavra “Deus” não tornaria o livro canônico. Encontramos o nome de Deus na sua forma abreviada, no capítulo 8, versículo seis, onde se diz que o amor é “a chama de Jah”.

“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor.”(Ct 8,6)

 

A superstição judaica do nome de Deus

Encontramos em muitas introduções de traduções da Bíblia este comentário: Conhecemos certa superstição Judaica, quanto a pronuncia do nome de Deus, que considera o Nome Divino sagrado demais para ser pronunciado pelo ser humano. Esse nome Memorial, explicado em Êx 3, 14- 15:

“13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.( Ex 4, 13-15)

designa Deus como o Deus pessoal, o Deus do pacto feito com Abraão, o Deus da revelação a Abraão e Moisés, o Libertador do Egito e o amigo de seu povo .Este nome pessoal, que aparece no livro do Êxodo com sua riqueza de relacionamentos sagrados, passa a ser omitido na leitura do texto sagrado ou substituído por “Senhor” = “Adonai”

 

Não aparece o nome de Deus, pois o livro fala de sexo

Esta característica marcante, encontrada em Ester e no Cântico dos Cânticos, a ausência do nome de Deus é interpretada erroneamente por alguns estudiosos da Bíblia que afirmam que por falar o texto de sexo, o nome de Deus foi tirado do livro. Simplesmente podemos considerar esta forma de pensar como um falso moralismo e que não é verdadeiro. Entretanto estas formas de pensar e interpretar estes dois livros geraram muitas polêmica e rejeição dos dois livros, ou capítulos não são lidos e chegam até a uma conclusão que devido a isto o nome de Deus não é citado pelo autor. Os que assim pensam demonstram uma crença absurda que esta fora da realidade.

 

Em todo o texto  de Ester e dos Cânticos dos Cânticos encontramos vestígios de Deus:

Embora aparentemente nestes dois livros o nome de Deus não é mencionado vestígios de Deus e seus caminhos transparecem ao longo dos dois livros. Falando do livro de Ester encontramos especialmente na vida de Ester e Mardoqueu estes sinais. Da perspectiva humana, Ester e Mardoqueu foram os menos indicadas para desempenhar funções na formação da nação. Ele um judeu exilado, ela prima órfã de Mardoqueu (2,7). Entretanto Ester tem a virtude de esperar pelo momento que Deus julgou adequado, para, então, pedir ao rei a salvação do povo (Est 5,6-8; Est 7,3-6).

 

Concluindo:

Opiniões das mais variadas encontramos para responder a pergunta. Muitas explicações se repetem ou com outras palavras tentam explicar. Penso que o assunto não iremos esgotar plenamente, mas mais que se lê, ou pesquisa-se mais elementos complementares vamos conhecendo.