OLá Luiz Henrique,

A sua pergunta nos traz uma boa reflexão, pois muitas vezes mesmo que nos tenhamos arrependido de nossos atos ou erros que prejudicaram outras pessoas, ficamos com um sentimento de culpa. O importante é que tenhamos a consciência de que o que fizemos foi errado, nos arrependemos e firmamos um firme propósito em não efetuar novamente o mesmo ato ou ter a mesma atitude. Por isso o perdão de Deus é muito importante, pois ele nos ajuda a permanecer libertos de toda culpa. É preciso também pedir sempre muita força a Deus para que não tenhamos as mesmas atitudes contrárias ao que Ele nos pede. A oração do Pai-Nosso nos ajuda muito, pois pedimos para que Ele nos proteja e não nos deixe cair em tentação e que nos livre de todo mal ( cf. Mt 6,9-13 e Lc 11,2-4).

 

Para ajudar um pouco podemos começar com as palavras finais de Jesus à mulher, quando muitos  queriam condená-la a ser apedrejada, em Jo 8,4-11: “Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”. Ou ainda com o que Jesus disse a Zaqueu, quando esse percebe todo o mal que havia causado a muitas pessoas e resolveu mudar de vida: “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lc 19,9-10). Jesus vem chamar todas as pessoas pecadoras ao arrependimento, porque ama a todas elas. Lembre o que Jesus disse a quem lhe procurou a respeito do perdão como está em Mt 18,21-22 e Lc 16, 3-4: Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender perdoa-lhe. Se por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Lembro também da alegria do pai do filho que gastou sua herança e depois volta arrependido, cf. Lc 15,11-32. Quando esse filho volta o pai compadecido lhe dá um grande abraço, um beijo, roupa nova, sandália e uma festa para manifestar sua alegria pela volta desse filho: “Era preciso que nos regozijássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” ( Lc 15,32).

 

Deus ama a todos nós e de um modo especial ele quer que todos seus filhos e filhas sejam como Ele os criou à sua imagem e semelhança cf. Gn 2,27 : “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher”. Também o que encontramos em Ap 3,19: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”. Isto é que o Senhor nos pede, arrependimento e mudança de atitudes, isso você tem procurado realizar, continue firme. Ore a Deus para que o fortaleça sempre e que você possa superar esses momentos. Quando pedimos perdão a Deus é a Ele que entregamos nossas faltas e Ele nos perdoa e nos purifica delas. Precisamos depois de arrependidos, entregar sempre a Deus as nossas faltas, as ofensas aos irmãos e irmãs, nossas omissões, nossos erros e pecados para nos libertar-nos de qualquer culpa. E também de saber nos perdoar, por isso meu caro irmão perdoe a si mesmo e continue firme no propósito em não agir da forma errada como agiu no passado. Deus o abraça e o reconforta sempre que você dele precisar, não esqueça disso. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão, a luz e a força do Espírito Santo esteja sempre com você.