Olá Erivan!

Para responder a pergunta usei do recurso da pesquisa. Isto é “varrer”o “Google” na Internet, para confirmar a pergunta. Inicialmente quanto à frase “Quem se curva perante Deus não se ajoelha para as dificuldades”, assim como se apresenta não existem comentários, ou explicações, mas existem muitos comentários sobre a frase semelhante: “Quem se ajoelha perante Deus não se inclina diante as dificuldades”. Esta é a frase que se encontra no “Google” dezenas de vezes, com explicações, comentários etc.. A frase da pergunta que fizestes não está totalmente errada, existe apenas uma diferença entre inclinar-se e ajoelhar-se. Agora como queremos uma confirmação bíblica citaremos algumas passagens bíblicas:

 

Considerações iniciais:

Deus criou o ser humano para caminhar e manter-se em pé, mas ele precisa aprender a se curvar em muitos momentos da vida, sobretudo, diante do Criador e diante de seu semelhante. O ser humano precisa descobrir que seus joelhos são belos existindo para serem usados. Eles substituem os pés na prática da oração. Quando o ser humano dobra seus joelhos, diminuem a altura da pessoa que reza e aumenta a altura Daquele a quem se dirige a oração. Sem esta reverência não somos aceitos por Deus. Esta atitude facilita a oração e a comunhão com Deus.

 

Nos escritos bíblicos:

Exaltando a beleza dos joelhos dobrados que para o homem moderno é tabu encontramos esta citação de Paulo:

 “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2,10-11).

Nos evangelhos encontramos muitas passagens que nos mostra que os necessitados aproximavam-se de Jesus e colocavam-se de joelhos diante dele e suplicavam pelo milagre.

Lembro o caso do leproso que pediu de joelhos ao Senhor:

 “E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.” Mc 1,40;

do pai do garoto epilético que implorou:

“14 Quando chegaram à multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse:

15 Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo...”Mt 17,14-15;

ou do jovem rico que se ajoelhou em plena rua e perguntou:

“17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” (Mc 10,17).

Vários personagens da Bíblia quando necessitavam de um pedido a Deus punham-se de joelhos. O grande Rei Salomão na festa da dedicação do templo de Jerusalém assim agiu: “

(pois Salomão tinha feito uma plataforma de bronze, de cinco côvados de comprimento, cinco de largura e três de altura, a qual tinha posto no meio do átrio; a ela assomou e, pondo-se de joelhos perante toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para o céu)”, 2Cr 6,13.

Quem não recorda o fato acontecido nos Atos dos Apóstolos: pouco antes de morrer apedrejado, Estevão caiu de joelhos e gritou:

“E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte.” At 7,60.

Do Antigo Testamento vem ainda outra passagem curiosa quando Elias

 “subiu o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos. Com a cabeça, o peito e o ventre totalmente dobrados em cima dos joelhos, o profeta pediu chuva e ela veio em abundância”. 1Rs 18,42.

Jesus também nos deixa o exemplo da oração de joelhos a seu Pai na sua agonia no Jardim das Oliveiras:

 “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava,” Lc 22,41.

Na versão de Mateus, o Senhor:

“E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” Mt 26,39.

 

Concluindo:Caro Erivan, depois destas citações encontradas na Bíblia penso que a frase, “ajoelhar-se diante de Deus”, é melhor do que “inclinar-se” dando-nos uma compreensão mais ampla, e vem ao encontro daquilo que Deus quer. É preciso aprender que diante de nossos problemas, dificuldades ou angústias devemos nos ajoelhar diante de Deus, e pedir a Ele. Seguramente Ele nos atenderá.

 

Nota: Quanto à pergunta “como faço para encontrar a resposta ou uma palavra na Bíblica” é simples. Penso que já estejas fazendo. Temos o recurso da Internet o “Google” que nos ajuda a encontrar qualquer palavra ou frase da Bíblia, basta digitá-la, ou mesmo frases da Bíblia. Existem também muitas Bíblias, em sites na Internet com ferramentas de estudo. Este seite “aBiblia” também tem esta possibilidade, a direita do seu vídeo. O caminho é fácil basta começar....