Olá Eliza! Cachoeiro.

A resposta desta pergunta praticamente se encontra em outras duas perguntas feitas ao seite, e que foram respondidas pelo Luiz Rosa:

Qual o maior versículo da Bíblia? Feita por Flávia de Sete Lagoas em 16/11/2008 e

Qual é o maior versículo da Bíblia? Pergunta de Kerolin – Curitiba enviada em 16/05/2010

 

A pergunta se desdobra em duas: o maior versículo e o número de palavras.

Nas respostas do Luiz Rosa está a resposta da pergunta feita por você Eliza. Ele localizou o versículo citando-o e mais ainda completou citando o número de palavras em três traduções diferentes da Bíblia. Reapresentamos em forma suscita a resposta:

 

O maior versículo da Bíblia

Comumente se é aceito o versículo 9 do capítulo 8 do livro de Ester (Est 8,9)como sendo o versículo mais longo da Bíblia: “Então, foram chamados, sem detença, os secretários do rei, aos vinte e três dias do mês de sivã, que é o terceiro mês. E, segundo tudo quanto ordenou Mordecai, se escreveu um edito para os judeus, para os sátrapas, para os governadores e para os príncipes das províncias que se estendem da Índia à Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada uma no seu próprio modo de escrever, e a cada povo na sua própria língua; e também aos judeus segundo o seu próprio modo de escrever e a sua própria língua”. (Est 8,9).

 

O número de palavras:

“Este texto do livro de Ester da tradução de Almeida Revista e Atualizada apresenta 94 palavras e 410 carácteres.

Como ilustração ainda citamos outras duas traduções:

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral, das edições Paulinas com 79 palavras e 368 caracteres e a

Bíblia Sagrada, tradução da Ave-Maria: 66 palavras e 331 caracteres.

O texto original do hebraico mereceria aqui uma citação, entretanto o texto original não tem versículos e capítulos. ”(conf. Luiz Rosa)

 

A relativização das estatísticas:

Já percebemos que não devemos colocar todo o nosso esforço de compreensão do texto bíblico, na contagem de palavras, caracteres que aparecem na Bíblia. As estatísticas são muito relativas, dependem das palavras utilizadas pelos tradutores e cada tradução apresenta alguma diferença nos resultados.

A divisão bíblica em capítulos, versículos estão aí simplesmente como ferramentas para serem utilizados e para facilitarem o manuseio da palavra de Deus.