Olá Mauricio!

Muito interessante a pergunta. Podemos dizer que o conhecimento da realidade do tempo de Jesus é um fator importante para podermos entender o texto do Novo Testamento. Uma boa compreensão do Novo Testamento tem início neste caminho. Na pergunta aparece Israel no tempo de Jesus! Melhor poderíamos dizer a Palestina no Tempo de Jesus.

 

Palestina no tempo de Jesus

Porque Palestina? Este era o nome que os conquistadores romanos na época de Jesus deram para esta região.

Penso que uma compreensão abrangente da Palestina no tempo de Jesus, poderia passar, por estes pontos. Como funcionava a Política no tempo de Jesus. Como funcionava a religião no tempo de Jesus. Como funcionava o econômico no tempo de Jesus. Como funcionava a sociedade no tempo de Jesus. São quatro aspectos que abrangem toda a realidade. Por experiência própria nos cursos de Introdução ao Novo Testamento, que acompanhei nos últimos anos utilizei este critério e com facilidade e rapidamente tínhamos uma compreensão geral do conjunto da Terra de Jesus e sua organização.

 

Olhando o conjunto dos artigos que já foram publicados no site, encontrei vários que respondem esta pergunta. Para não ser repetitivo, e as respostas que foram dadas nas outras perguntas estão bem desenvolvidas, indico alguns destes artigos que você poderá ler e ter uma compreensão muito boa de Introdução ao Novo Testamento:

Textos que podem servir de apoio na compreensão:

1 - Aspectos físicos e econômicos da Palestina no tempo de Jesus, Reuberson Rodrigues Ferreira - 25/09/2006

2 - Jesus e a Lei, Odalberto Domingos Casonatto - 09/07/2010

3 - Jesus e as Mulheres: A Mulher nos Evangelhos Sinóticos, Odalberto Domingos Casonatto - 06/03/2011

 

Concluindo:

Mauricio, penso que com a leitura destes artigos terás uma boa visão de conjunto da situação que se encontrava a Palestina do Tempo de Jesus (hoje Israel). Uma outra técnica é a leitura do texto de um evangelho e sublinhar as palavras que mostram a realidade do tempo de Jesus. Verás que em pouco tempo terás organizado um quadro explicativo desta realidade muito bom. Poderás utilizar explicações dos textos bíblicos ou mesmo dicionários.